Eu soube que  a prefeitura de fortaleza iria comprar um sistema para
recursos humanos. E o pior a decisão parece que seria software proprietário
pois não acharam livre.
E eu conheço ainda muitas prefeitura que não tem sistema de contabilidade
na prefeitura. Ou elas tercerizam tudo ou o sistema não é muito legal.
Acho que estes sistemas se desenvolvidos em software livre poderiam ter um
futuro bem mais promissor pois não estariam atrelados a nenhuma empresa.
Abraços.

Marcus

|---------+------------------------------------------->
|         |           José Eduardo De Lucca           |
|         |           <[EMAIL PROTECTED]>           |
|         |           Enviado Por:                    |
|         |           [EMAIL PROTECTED]|
|         |           relivre.org                     |
|         |                                           |
|         |                                           |
|         |           01/02/2007 13:57                |
|         |           Responder a Projeto Software    |
|         |           Livre BRASIL                    |
|         |                                           |
|---------+------------------------------------------->

<psl-brasil@listas.softwarelivre.org>           |
  |        cc:
                  |
  |        Assunto: Re: [PSL-Brasil] Editais devem ser alvo de software livre
                  |

>-----------------------------------------------------------------------------------------------|

> Mas o de Luca está errado sobre as prefeituras pequenas. Todas tem
> folha de pagamento, contabilidade, controle de etoques, gestão de
> escolas, gestão e posto de saúde, tudo isso
Julian, MUITAS tem, mas muitas outras não tem nada disso. Quase-quase
não tem nem computador.
A realidade do Paraná talvez não seja a realidade do interior da Paraíba
(falo da Paraíba porque uma das instituições parceiras no viadigital é
de lá e tem uma boa penetração em prefeituras do lá do agreste (como
Patos, Piancó, Boqueirão, São Bento, Parari) que até tem computadores,
mas não têm sistemas de apoio à gestão.

Patos, por exemplo, é uma cidade de 100 mil habitantes (nem é pequena),
mas não tinha (até setembro - depois disso não sei) nenhuma empresa de
prestação de serviços de software (e fica a 4 horas de viagem de Campina
Grande, a maior cidade da região) - qdo a prefeitura tem um problema de
informática, tem que aguardar alguém ter uma vaga na agenda e se dispor
a viajar até lá (a cidade mais quente do Brasil, segundo dizem)...

Como disseste, escritórios de contabilidade fazem a festa, prestando
serviços de informática em que entregam relatórios impressos e coisas
assim, que não ajudam muito na formulação de políticas nem no
atendimento da população.

Exemplo das necessidades básicas: Numa das cidades aí de cima, por
exemplo, todo o controle de notas dos estudantes, cálculo de médias,
aprovação/reprovação e rematrícula das escolas municipais, por exemplo,
era feito _à_ _mão_.
Um sistema simples foi desenvolvido e está em testes (a funcionária
responsável pelo processo não poderia ter ficado mais feliz e
agradecida!) Em breve estará disponível no repositorio.viadigital.org.br
(o projeto já está registrado - chama-se ViaCOA - Controle Acadêmico).

> [...]
> contabilidade e empresas de informática que vendem serviços com
> sistemas escritos há 10 ou 20 anos atrás, sistemas proprietários e...
> Ah. quando eu falo mala direta, esquçam propaganda chata. O que
> precisamos é de um bom cadastro sobre gestores públicos - secretários
> de administração e correlatos e gestores de TI (mailing qualificado).
> sabendo com quem falar você pode usar o telefone, carta, anúncio em
> revistas, jornais, rádio, tv, e-mail, sinal de fumaça, braile ou
> mímica. Já vi muito mudinho fechando negócio por aí.
Perfeito. É isso mesmo!

De Lucca