Fabiane, ondas de rádio podem sim causar problemas. Emissões de rádio que
invadam as freqüências reservadas à comunicação das aeronaves e do sistema
de controle aéreo podem causar grandes transtornos e riscos à segurança
das aeronaves pelo simples fato de atrapalharem, podendo até, inviabilizar
a comunicação entre estas.

Claro que, daí a responsabilizar unicamente as emissoras comunitárias e
piratas vai uma distância enorme. Certamente estas não são as únicas
fontes de interferência, mas também, certamente as chances de seus
equipamentos estarem mal calibrados é maior que a média em emissoras
comerciais devido à carência de recursos ou qualificação técnica que
estas, sem dúvidas, possuem.

Não é, tãopouco, querer afirmar que emissoras comerciais não possam sofrer
ou causar os mesmos problemas, ou intencionalmente, ou por falta de
recursos e/ou qualificação técnica. Digo intencionalmente por que é comum
algumas emissoras ampliarem seu espectro de freqüência para encobrir
outras emissoras que transmitem em freqüências muito próximas à sua, o que
é irregular e não permitido pela lei e órgão competentes.

É necessário sim, um regramento. E tem de valer para todos, das
comunitárias à mídia monopolista.

Carlos Schwab

Carlos B. Schwab

        Porto Alegre, RS