Não necessariamente.

Já trabalhei com um desktop IBM onde o disco tinha 2 partições de
fábrica: uma para o sistema outra para os dados. No que dava pau no
Windows era só aplicar o disco de recuperação e continuar trabalhando.
Claro que tuas configurações de desktop iam tudo pro saco, assim como
aqueles sistemas que tu tinha instalado, mas enfim...

Só que tem um detalhe: queria lembrar que o gerente da loja achou o
Linux menos seguro que o Windows porque a gurizada ia lá e detonava
com o sistema. Vale reler:

'O gerente então me informou que vieram uns "guris" que estragaram a
máquina mas que os (R)Win estavam perfeitos, são muito mais seguros e
que apesar de ser um sistema muito melhor não são tão mais caros ...'

Esse que é o ponto. A impressão que o cara tem do sistema é negativa
baseado na experiência dele como vendedor. O que conseguem fazer no
Linux não conseguem fazer no Windows, logo o Windows é mais seguro. É
assim que funciona a cabeça do cara.

Pô, explicar piada é um saco...