Alexandre, obrigado por seus esclarecimentos, eu vou ler o documento que
você citou e tentar esclarecer melhor meus conceitos. Quando eu fizer isso
eu vou produzir um resumo com um glossário de termos, e peço uma ajuda para
vocês me corrigirem.
Eu já conheço e uso um bocado de softwares livres e entendo um pouco da
filosofia e dos movimentos, mas agora eu quero me aprofundar um pouco mais e
conhecer e saber diferenciar mais a fundo as licenças de software e a parte
de legislação brasileiro sobre propriedade de software (parte chata). Estou
aberto a sugestões de fontes para estudo. :-)

Abraços.