[ Você não precisa me copiar, eu assino e leio a lista. Ou, você não precisa ]
[ mandar a mensagem pra mim com cópia para a lista, já que ela seria lida de ]
[ qualquer jeito, continuamos na torcida pra que você aprenda a fazer isso.  ]

Embora eu não ache que *você* mereça uma resposta, esta é aquela velha
situação onde seu e-mail é FUD e precisa de esclarecimentos, então, lá
vamos nós.

On 24-01-2009 15:10, Alexandre Oliva wrote:

> [citation needed] :-)

        Você já foi mais criativo... aliás, você já foi até mais legal, mas
isso foi há muuuuuuito tempo... ultimamente você só tem sido xarope mesmo.

> Alguém conhece um bom remédio pra TPM, pra recomendar pro faw? :-)

        \o/ Aeeee, que bonitinho. Agora entra na cerquinha junto com os
outros amiguinhos de dois anos e vai brincar de fazer pingüinzinhos de
massinha até o Tio Tata voltar.

> (O que não quer dizer que esta sub-thread em particular não estava
>  off-topic, só não gostei da forma cavalar de o moderador se posicionar
>  *enquanto* buscava silenciar o debate OT, ao invés de apenas intervir
>  para evitar o OT)

        Além da sua mensagem ser no melhor estilo "retorno dos morto-vivos",
além de muito mais do que a "sub-thread" ser/estar OT, além de eu não me
importar se *você* (e especialmente *você*) gosta ou não do meu estilo ou
se acha ou não ele cavalar e, claro, além de ela não contribuir em
*absolutamente* *nada*, permita-me deixar claro que eu não fiz mais do que
me posicionar e o fiz como assinante, não como moderador.

        Sua interpretação, _sempre_ dúbia, foi a de que eu agi como
moderador e ao mesmo tempo em que me posicionava estava buscando silenciar
o debate, e, como de costume, sua interpretação está errada. É claro que eu
não deixo de ser moderador quando eu mando uma mensagem na lista, seja para
me posicionar ou não, mas eu também sou assinante e por vezes estou
manifestando minha opinião/posição, ainda que de forma mais incisiva, mas
sem lançar mão dos "poderes de super vaca" dados aos moderadores para
alertar e/ou intervir. Nos casos em que usamos os "poderes de super vaca",
geralmente o assunto é marcado de forma a sinalizar e deixar claro a
diferença, como você pode perceber, isso não ocorreu para esta "sub-thread".

        Como é difícil separar a dualidade assinante-moderador, eu tento
sempre marcar as mensagens a fim de deixar claro minha intenção. Como a
experiência tem mostrado que intervenções de moderação públicas por vezes
acabam funcionando menos do que mensagens sinceras (e diretas) vindas de
um assinante, tenho evitado as moderações públicas e tenho voltado a
participar da lista mais como assinante, se o efeito colateral é encerrar
um debate OT (e de quebra desagradar "a criançada"), vou continuar nesta
linha em busca de um equilíbrio mais funcional, participando mais e usando
meu acesso de moderador apenas como "catalyst" para apoio, tira dúvidas,
suporte e as tediosas tarefas de manutenção e ajustes nos bastidores da
lista.

        Pra que fique claro para os assinantes da lista, porque pra eles
eu gostaria que isso ficasse claro, é que eu não quis intervir no sentido
de "ou você para ou eu ligo o bit de moderação pro seu e-mail", eu quis
me posicionar com relação ao debate e deixar claro minha opinião de que
faltava embasamento para várias das afirmações/argumentos e que a "thread"
estava pra lá de OT (e talvez eu tenha sido o único a dizer isso
diretamente, mas claramente eu não estava sozinho).

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)