2009/3/1 Bruno Salgado <brunosalg...@gmail.com>

> Exatamente. E em outros caso algumas pessoas simplesmente pararam de
> mandar emails ou restringiram muito tais ações.

Interessante. Isso significa que, ao fim e ao cabo, elas não queriam mesmo
mandar emails, queriam somente ler a lista sem se envolver. Se é isso que
elas querem, por que não permitir?

> Cá entre nós, qual o obejtivo?
>
> Tipo, aumentar o alcance da lista? Tem outras formas mais efetivas e
> mais organizadas de se fazer.

Você não entende mesmo a idéia de abrir a conversa que rola aqui pra que
todo mundo possa ler, para fazer essa proposição de "formas mais efetivas e
mais organizadas"? O que há de desorganizado em disponibilizar essas
conversas para apreciação pública e vinculação direta em blogs?

> Uma primeira ação que quase não dá trabalho nenhum de fazer é divulgar
> um anúncio da lista nos próprios canais de software livre, explicando

Em que isso é mais efetivo que abrir pra vinculação direta? Fala sério, né?
Digamos que o Luís Nassif ou algum outro que não fala sempre de software
livre queira citar em seu blog conversas do grupo. Ele não vai poder fazer
isso - mesmo que *ele* se inscreva, o típico leitor dele NÃO vai se
inscrever na lista só para ler uns poucos emails.

> Mas claro, simplesmente, abrir a lista para indexação do Google, é o
> caminho menos trabalhoso.

E mais honesto, pois trata das mensagens na fonte, sem edição ou
"indexação".

> Mas se o objetivo for mesmo divulgar, aumentar, etc e tal, tem formas
> mais objetivas e fetivas de se fazer. Talvez abrir a lista seja um
> desses caminhos, mas de longe seria um dos principais.

Ainda não vejo por que não seria O principal. Você realmente acha que
vinculação direta aos posts que rolam aqui não é uma enorme salto de acesso
à mensagem que queremos passar?

Mas pelo padrão que a lista vem seguindo, no final da semana as
> conversas já estarão indexadas no Google. Só me senti na obrigação de

...hoje. Mas quem sabe o Google passe a seguir os ajustes de privacidade e
pare de indexar no futuro?

> expressar minha opinião. Caso seja confirmada esta tendência, peço
> somente que os responsáveis divulguem essa informação antes de
> executar tal ação.

Qual a diferença que isso faria --- divulgar "antes" ou "depois" de
"executar tal ação"?

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")