Olha, a questão é bem mais complexa. Porque neste caso, o fator
econômico não vai pesar tanto quanto o despreparo dos professores em
usar softwares livres.

Pensem bem, perder-se para subir fotos do aniversário do cachorro no
orkut é uma coisa, mas perder-se tentando achar a imagem que se acabou
de salvar na internet em frente a um monte de alunos esperando pela
sua orientação é beeeeem diferente. Isto causa muita insegurança nos
professores, então acredito que a compra destas licenças tenha até
tido a concordância de boa parte da classe.

E não adianta culpar governos, pois eles não vão conseguir dar conta
disso sozinhos. Ou ajudamos os nossos próximos a migrar, ou
continuaremos a enxugar gelo por muito tempo.

Eu adotei um ponto de cultura. E sei de pessoas aqui em Curitiba que
adotaram escolas. Inclusive pessoas que trabalham no governo. Então
acho que o que se tem que fazer é um combinado de ações para que a
migração funcione. Assim como é importante o suporte da família na
recuperação de um dependente quimico, também é importante o suporte da
comunidade aos dependentes de software proprietario. Nao adianta só
atacar os traficantes. Tem que ajudar a galera que sofre de sindrome
de abstinecia a segurar o tranco também. O problema é que alguns nem
percebem que estão viciados. E aí cabe a nós também trazer esta
consciência.

Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985
http://fabs.tk