Também concordo que uma petição vale mais pelo seu caráter político que pelo
seu carater formal.

Uma petição é como uma greve, uma greve da representatividade. Quando as
pessoas entram em greve de seus representantes e querem afirmar sua opinião
por conta própria e independente destes. Mas é feito um "pedido" ou petição
para que se faça algo e esse pedido pode ser uma intimação dependendo de sua
força política.
Por isso pouco importa a formalidade do processo, uma greve existe
independente de concessões.

Se  os políticos não estão preucupados com essa greve, provavelmente não vão
disputar as proximas eleições ou subestimam as pessoas.

Rodrigo.
http://www.partidopirata.org.