Em 4 de fevereiro de 2010 11:47, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <
glauber.rodrig...@gmail.com> escreveu:

> 2010/2/4 Julian Carlo Fagotti <jul...@celepar.pr.gov.br>
>
>  Olha! Os debatedores tiraram leite de pedra. Denis, Oliva e Banffy.
>>

> Não acho que eu seja o único, mas a medida que vou eliminando componentes
> fechados do meu linux, ele vai ficando mais estável. Nem lembro mais a
> última vez que um desktop linux meu travou, mas era quando usava um driver
> proprietário da ATI há pelo menos uns 3 anos atrás.
>
> Não compro mais hardware que dependa de nada proprietário, e nem tento
> fazer tudo funcionar na marra com drivers proprietários, principalmente na
> [...]

Me too. Tenho uma máquina com uma ATI velha, mas relativamente bem
suportada. Quando tive problemas com Wireless, foi simples: tirei a realtek
porcaria que veio, coloquei no microondas, e preparei pipoca junto. A pipoca
ficou intragável! Mas, troquei por uma atheros.

Instabilidade bem em grande parte da extensão do mercado proprietário sobre
o livre, ou seja, drivers fechados, que são lançados quase que num esquema
do tipo "bah, pega isso aí e vê se funciona, ok?", só para não perder nicho
de mercado...

Não tive nunca problemas com edição de imagens no meu FreeBSD, com o GIMP,
Inkscape, Blender, e outros. Mas hoje em dia não sou um usuário pesado
desses softwares também, então, não sei se conta como parâmetro...

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883