China,
acabei de reproduzir o bug que você relatou.
Quando você cola qualquer coisa vinda de outros lugares para o inkscape, ele
cria uma imagem irmã (na mesma pasta) do seu svg com o nome de (p.ex)
pastedpic_03082010_094749.png, sendo justamente a imagem que você colou.

"E se eu tivesse permissão de escrita na imagem, mas não na pasta?"

Achei que o Inkscape me avisaria que eu não tinha permissões de criar
arquivos na pasta, algo assim.
Mas não, ele faz isso: http://img705.imageshack.us/img705/80/inkscape.png

Você pode checar se isso acontece aí? De permissão apenas de leitura na*pasta
* do seu arquivo, para o seu usuário, e tente colar.

um abraço

Ugo Braga Sangiorgi - usangio...@inf.puc-rio.br