Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico irado furioso com tudo
Em Sun, 14 Aug 2005 15:18:14 -0300
Gustavo Fukao [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Concordo, e tambem por connhecer o pessoal da lista, trocar idéias... etc

realmente foi muito bom. Quanto ao conhecer, bem.. eu preciso comunicar a todos 
que (não sei pq) nasci com memória seletiva: não consigo lembrar sequer de um 
único menino ao qual tenha sido apresentado, em compensação jamais esqueço de 
uma única garota, mesmo que não tenha sido apresentada.

flames  /dev/null


---
saudações,
Irado Furioso com Tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853 (100% Microsoft Free)
mulheres são como piscinas: o custo de manutenção é alto demais para o tempo 
que permanecemos dentro delas

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico R. Filippus
Ira ter algum paper no site sobre algum assunto?



Em 15/08/05, irado furioso com tudo[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Em Sun, 14 Aug 2005 15:18:14 -0300
 Gustavo Fukao [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
  Concordo, e tambem por connhecer o pessoal da lista, trocar idéias... etc
 
 realmente foi muito bom. Quanto ao conhecer, bem.. eu preciso comunicar a 
 todos que (não sei pq) nasci com memória seletiva: não consigo lembrar sequer 
 de um único menino ao qual tenha sido apresentado, em compensação jamais 
 esqueço de uma única garota, mesmo que não tenha sido apresentada.
 
 flames  /dev/null
 
 
 ---
 saudações,
 Irado Furioso com Tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853 (100% Microsoft Free)
 mulheres são como piscinas: o custo de manutenção é alto demais para o tempo 
 que permanecemos dentro delas
 
 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
 


-- 
Atenciosamente,
R. Filippus

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Ricardo A Reis




realmente foi muito bom. Quanto ao conhecer, bem.. eu preciso comunicar a todos 
que (não sei pq) nasci com memória seletiva: não consigo lembrar sequer de um 
único menino ao qual tenha sido apresentado, em compensação jamais esqueço de 
uma única garota, mesmo que não tenha sido apresentada.

flames  /dev/null



Irado vc é um caso aparte :-)
Gostei muito do evento em toda a sua dimensão, fazendo um desconto aqui 
outro ali.!!


Poderiamos da proxima vez fazer um  Calls of Paper e fazer disso uma 
realização anual oq acham? ou fazer disso um pulo para a BSDBR ou algo 
assim ...


Atenciosamente

Ricardo A. Reis
UNIFESP - SENAI

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] kernel � instala

2005-08-15 Por tôpico Ricardo A Reis

Pedro de Medeiros wrote:


2005/8/15, JC Júnior [EMAIL PROTECTED]:
 


Caro pedro;
-ter essas linhas eu tenho, porém comentei elas , pois não as uso
se for o caso, realmente eu preciso te-las!!
   



A principio sem testar eu diria que vc deve colocar em seu make.conf

NOGAMES=true# do not build games (games/ subdir)

Isso deve impedir o installworld de parar por causa do games.


Atenciosamente

Ricardo A. Reis
UNIFESP

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


[FUG-BR] Consumo de banda de uma determinada aplicação

2005-08-15 Por tôpico Flávio Barros
Tem como eu conseguir verificar o quanto uma aplicação está consumindo da minha
banda ?

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


[FUG-BR] Consumo de banda de uma determinada aplicação

2005-08-15 Por tôpico Flávio Barros
Tem como eu conseguir verificar o quanto uma aplicação está consumindo da minha
banda ?

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico irado furioso com tudo
Em Mon, 15 Aug 2005 08:48:10 -0300
Ricardo A Reis [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Poderiamos da proxima vez fazer um  Calls of Paper e fazer disso uma 
 realização anual oq acham?

seria excelente ter-se sim, uma programação anual, um encontro. Assim como os 
regionais. É MUITO bom se encontrar colegas que, de outra forma, só vemos 
mesmo nas listas ou nos canais freenode/brasnet.

Por outro lado, reforço a solicitação de outro colega, em post anterior: seria 
MUITO útil ter-se o texto integral das palestras disponibilizados em *pdf, uma 
vez que muitos de nós aínda não têm gravadores dvd e outras coisinhas úteis.

---
saudações,
Irado Furioso com Tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853 (100% Microsoft Free)
mulheres são como piscinas: o custo de manutenção é alto demais para o tempo 
que permanecemos dentro delas

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] roteamento2

2005-08-15 Por tôpico Ronan Lucio

Marcelo,

Apenas entrará no link novo os pacotes provenientes da
nova rede (200.150).
De forma, não há uma real necessidade de você ter as rotas
do link antigo nesse roteador.

No seu gateway interno, adicione as rotas devidamente.
IPs do link1, direcione para o gateway do link1.
IPs do link2, direcione para o gateway do link2.

[]s
Ronan 




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] Consumo de banda de uma determinadaap licação

2005-08-15 Por tôpico Adailton Milhorini

de uma olhada em iftop, ou trafshow

tem no ports...

___
Adailton Milhorini
HardOnline Internet Provider
- Original Message - 
From: Flávio Barros [EMAIL PROTECTED]

To: freebsd@fug.com.br
Sent: Monday, August 15, 2005 9:33 AM
Subject: [FUG-BR] Consumo de banda de uma determinadaaplicação


Tem como eu conseguir verificar o quanto uma aplicação está consumindo da 
minha

banda ?

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br



___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Ricardo Maia

Alguem disse q a palestra do CARP foi fraquinha... pois eh...
Fiquei meio decepcionado mesmo, nao com os palestrantes, mas com a 
tecnologia. Meus olhos brilhavam ateh o instante em que foi anunciado 
nao funciona.

Particularmente gostei mais da palestra do Carlos Paniago por duas razoes:

1. Ele manja;
2. Usou uma linguagem que me agradou muito. Como sou do meio academico, 
fico revoltado com girias no meio das palestras, ou tiques do tipo 
neh, tipo.., etc.


Como sai  do encontro lah pelas 14 hs, axo que perdi alguma coisa, mas 
pude conhecer o Joao Rocha - pessoa que eu considero muito - e o Patrick.


No mais, axei interessante.

Ricardo.



Ricardo A Reis wrote:




realmente foi muito bom. Quanto ao conhecer, bem.. eu preciso 
comunicar a todos que (não sei pq) nasci com memória seletiva: não 
consigo lembrar sequer de um único menino ao qual tenha sido 
apresentado, em compensação jamais esqueço de uma única garota, 
mesmo que não tenha sido apresentada.


flames  /dev/null



Irado vc é um caso aparte :-)
Gostei muito do evento em toda a sua dimensão, fazendo um desconto 
aqui outro ali.!!


Poderiamos da proxima vez fazer um  Calls of Paper e fazer disso uma 
realização anual oq acham? ou fazer disso um pulo para a BSDBR ou algo 
assim ...


Atenciosamente

Ricardo A. Reis
UNIFESP - SENAI

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO [oculto!] do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Renata Adriana Gazzi
Oi pessoal!!!

Quem não foi ao BSDDay vai poder ler os documentos também ne'?!?! Quer dizer,
vão disponibilizar mesmo *.pdf? 

Q pena q eu não pude ir e conhecer vcs... Vai ter outra oportunidade, com 
certeza!

Tchauzinho!
Renata

-
This mail sent through IMP: http://horde.org/imp/

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Ricardo Maia
Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o 
balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste 
girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum 
tempo esse bug vai ser corrigido.

Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug

Ricardo.

Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:


Sobre o FATOR

NAO FUNCIONA


Gostaria de deixar bem claro que

1 - o FATOR REDUNDANCIA do CARP funciona 200%

2 - o NAO FUNCIONA se refere ao BALANCEAMENTO DE ARP... ou seja. 
nao a redundancia... e sim ao BALANCEAMENTO (que para a redundancia 
nao tem necessidade NENHUMA )


3 - isto esta com problemas graves no OPENBSD... no FreeBSD foi mexido 
os pauzinhos... e no Open deve logo tb ser mexido


MAS BEM CLARO QUE A REDUNDANCIA (que eh o que importa de verdade na 
grande maioria dos casos) FUNCIONA SIM... e eu utilizo com 100% de 
satisfação !!!


t+

Christopher Giese
SkyWarrior


Ricardo Maia wrote:


Alguem disse q a palestra do CARP foi fraquinha... pois eh...
Fiquei meio decepcionado mesmo, nao com os palestrantes, mas com a 
tecnologia. Meus olhos brilhavam ateh o instante em que foi anunciado 
nao funciona.
Particularmente gostei mais da palestra do Carlos Paniago por duas 
razoes:


1. Ele manja;
2. Usou uma linguagem que me agradou muito. Como sou do meio 
academico, fico revoltado com girias no meio das palestras, ou tiques 
do tipo neh, tipo.., etc.


Como sai  do encontro lah pelas 14 hs, axo que perdi alguma coisa, 
mas pude conhecer o Joao Rocha - pessoa que eu considero muito - e o 
Patrick.


No mais, axei interessante.

Ricardo.



Ricardo A Reis wrote:




realmente foi muito bom. Quanto ao conhecer, bem.. eu preciso 
comunicar a todos que (não sei pq) nasci com memória seletiva: não 
consigo lembrar sequer de um único menino ao qual tenha sido 
apresentado, em compensação jamais esqueço de uma única garota, 
mesmo que não tenha sido apresentada.


flames  /dev/null



Irado vc é um caso aparte :-)
Gostei muito do evento em toda a sua dimensão, fazendo um desconto 
aqui outro ali.!!


Poderiamos da proxima vez fazer um  Calls of Paper e fazer disso 
uma realização anual oq acham? ou fazer disso um pulo para a BSDBR 
ou algo assim ...


Atenciosamente

Ricardo A. Reis
UNIFESP - SENAI

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Pablo Sánchez
hehehe... vc pode fazer o balanceamento em outros pontos. A
especificação do CARP não é para balanceamento, e sim redundância. Não
é bug, é que realmente não está especificado.

Queria ter ido... chuif! :-( 

On 8/15/05, Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o
 balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
 A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste
 girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum
 tempo esse bug vai ser corrigido.
 Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug
 
 Ricardo.
 
 Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:
 
  Sobre o FATOR
 
  NAO FUNCIONA
 
 
  Gostaria de deixar bem claro que
 
  1 - o FATOR REDUNDANCIA do CARP funciona 200%
 
  2 - o NAO FUNCIONA se refere ao BALANCEAMENTO DE ARP... ou seja.
  nao a redundancia... e sim ao BALANCEAMENTO (que para a redundancia
  nao tem necessidade NENHUMA )
 
  3 - isto esta com problemas graves no OPENBSD... no FreeBSD foi mexido
  os pauzinhos... e no Open deve logo tb ser mexido
 
  MAS BEM CLARO QUE A REDUNDANCIA (que eh o que importa de verdade na
  grande maioria dos casos) FUNCIONA SIM... e eu utilizo com 100% de
  satisfação !!!
 
  t+
 
  Christopher Giese
  SkyWarrior
 
 
  Ricardo Maia wrote:
 
  Alguem disse q a palestra do CARP foi fraquinha... pois eh...
  Fiquei meio decepcionado mesmo, nao com os palestrantes, mas com a
  tecnologia. Meus olhos brilhavam ateh o instante em que foi anunciado
  nao funciona.
  Particularmente gostei mais da palestra do Carlos Paniago por duas
  razoes:
 
  1. Ele manja;
  2. Usou uma linguagem que me agradou muito. Como sou do meio
  academico, fico revoltado com girias no meio das palestras, ou tiques
  do tipo neh, tipo.., etc.
 
  Como sai  do encontro lah pelas 14 hs, axo que perdi alguma coisa,
  mas pude conhecer o Joao Rocha - pessoa que eu considero muito - e o
  Patrick.
 
  No mais, axei interessante.
 
  Ricardo.
 
 
 
  Ricardo A Reis wrote:
 
 
 
  realmente foi muito bom. Quanto ao conhecer, bem.. eu preciso
  comunicar a todos que (não sei pq) nasci com memória seletiva: não
  consigo lembrar sequer de um único menino ao qual tenha sido
  apresentado, em compensação jamais esqueço de uma única garota,
  mesmo que não tenha sido apresentada.
 
  flames  /dev/null
 
 
  Irado vc é um caso aparte :-)
  Gostei muito do evento em toda a sua dimensão, fazendo um desconto
  aqui outro ali.!!
 
  Poderiamos da proxima vez fazer um  Calls of Paper e fazer disso
  uma realização anual oq acham? ou fazer disso um pulo para a BSDBR
  ou algo assim ...
 
  Atenciosamente
 
  Ricardo A. Reis
  UNIFESP - SENAI
 
  ___
  Freebsd mailing list
  Freebsd@fug.com.br
  http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
 
 
 
 
  ___
  Freebsd mailing list
  Freebsd@fug.com.br
  http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
 
 
 
 
  ___
  Freebsd mailing list
  Freebsd@fug.com.br
  http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
 
 
 
 
 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Luiz Otávio Souza

From: Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED]

Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o 
balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste 
girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum tempo 
esse bug vai ser corrigido.

Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug

Ricardo.



Ricardo como o Christopher comentou, esse _bug_ não deixa vc na mão, não 
torna seu sistema inseguro e muito menos impede o CARP de funcionar.


O balanceamento em ARP não é uma solução para todos, deve ser utilizada 
apenas em casos especificos (alias essa feature devia ser melhor documentada 
para evitar alguns comentarios desnecessários sobre ela).


Um gateway (conectado a um unico roteador ou xSL) não vai funcionar com ARP 
balance (simplesmente não haverá balanceamento) e ainda que existam 2 
roteadores o balanceamento pode não funcionar da maneira esperada.


O setup apresentado na palestra (duas maquinas conectadas por um router 
(firewall ?) redundante) é uma das aplicações onde o ARP balance NÃO 
funciona.


[]´s
luiz 



___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Ricardo Maia

piff...

Pelo amor de Deus, nao vou mais responder voces...

Aonde eu disse que deixa vc na mao, nao presta, etc??

Eu estou dizendo que a bendita palestra mostrou um cenario onde o CARP 
***ainda*** nao cobre totalmente.


Voces precisam aprender a interpretar melhor o que eh dito.

flames  /dev/cooler :)

Luiz Otávio Souza wrote:


From: Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED]

Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o 
balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste 
girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum 
tempo esse bug vai ser corrigido.

Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug

Ricardo.




Ricardo como o Christopher comentou, esse _bug_ não deixa vc na mão, 
não torna seu sistema inseguro e muito menos impede o CARP de funcionar.


O balanceamento em ARP não é uma solução para todos, deve ser 
utilizada apenas em casos especificos (alias essa feature devia ser 
melhor documentada para evitar alguns comentarios desnecessários sobre 
ela).


Um gateway (conectado a um unico roteador ou xSL) não vai funcionar 
com ARP balance (simplesmente não haverá balanceamento) e ainda que 
existam 2 roteadores o balanceamento pode não funcionar da maneira 
esperada.


O setup apresentado na palestra (duas maquinas conectadas por um 
router (firewall ?) redundante) é uma das aplicações onde o ARP 
balance NÃO funciona.


[]´s
luiz

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


[FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico sergio
Tô com o CARP rodando aqui na Mitsubishi, para redundância dos gateways,
mas tô tendo problemas quanto a permanência das conexões, ou seja, quando
retiro o master do ar, todas as conexões caem. O secundário entra
imediatamente mas as conexões precisam ser refeitas.

Isso sem contar que tive de fazer algum marabalismo para que o NATD
continuasse funcionando, visto que não dá para fazer nat diretamente numa
interface CARP.

Não usei o PF para NAT porque tem muito problema com FTP.

Alguém tá usando o CARP com sucesso e mantendo o estado das conexões ?


Sérgio José Ferreira
WGO Telecom


 uhun...

 Mas valeu mesmo assim. Gostei de saber que dá para fazer... A ideia eh
 otima.
 Eh, realmente vc perdeu. =/

 Ricardo.


 Pablo Sánchez wrote:

hehehe... vc pode fazer o balanceamento em outros pontos. A
especificação do CARP não é para balanceamento, e sim redundância. Não
é bug, é que realmente não está especificado.

Queria ter ido... chuif! :-(

On 8/15/05, Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED] wrote:


Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o
balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste
girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum
tempo esse bug vai ser corrigido.
Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug

Ricardo.

Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:



Sobre o FATOR

NAO FUNCIONA


Gostaria de deixar bem claro que

1 - o FATOR REDUNDANCIA do CARP funciona 200%

2 - o NAO FUNCIONA se refere ao BALANCEAMENTO DE ARP... ou seja.
nao a redundancia... e sim ao BALANCEAMENTO (que para a redundancia
nao tem necessidade NENHUMA )

3 - isto esta com problemas graves no OPENBSD... no FreeBSD foi mexido
os pauzinhos... e no Open deve logo tb ser mexido

MAS BEM CLARO QUE A REDUNDANCIA (que eh o que importa de verdade na
grande maioria dos casos) FUNCIONA SIM... e eu utilizo com 100% de
satisfação !!!

t+

Christopher Giese
SkyWarrior


Ricardo Maia wrote:



Alguem disse q a palestra do CARP foi fraquinha... pois eh...
Fiquei meio decepcionado mesmo, nao com os palestrantes, mas com a
tecnologia. Meus olhos brilhavam ateh o instante em que foi anunciado
nao funciona.
Particularmente gostei mais da palestra do Carlos Paniago por duas
razoes:

1. Ele manja;
2. Usou uma linguagem que me agradou muito. Como sou do meio
academico, fico revoltado com girias no meio das palestras, ou tiques
do tipo neh, tipo.., etc.

Como sai  do encontro lah pelas 14 hs, axo que perdi alguma coisa,
mas pude conhecer o Joao Rocha - pessoa que eu considero muito - e o
Patrick.

No mais, axei interessante.

Ricardo.



___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Rafael Floriano Sousa Sales
Olá,

Tenho somente um problema, que o download ou a conexão para durante 1
ou 2 segundos, mais somente tambem nao consegui resolver isso.

-- 
Atenciosamente,

Rafael Floriano Sousa Sales

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] roteamento2

2005-08-15 Por tôpico marcelo
mas eu vou trocar de link, o link antigo eu vou desativar
e minha rede anterior tem varias subnets




 Marcelo,

 Apenas entrará no link novo os pacotes provenientes da
 nova rede (200.150).
 De forma, não há uma real necessidade de você ter as rotas
 do link antigo nesse roteador.

 No seu gateway interno, adicione as rotas devidamente.
 IPs do link1, direcione para o gateway do link1.
 IPs do link2, direcione para o gateway do link2.

 []s
 Ronan



 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Luiz Otávio Souza

Grande evento, grandes participações !

Abraço a todos que tive a oportunidade de conhecer e conversar (e aqueles 
que não conheci, que não fiquem de fora do proximo).


Gostei de ver que tinha muita gente do linux (isso mostra que o interesse e 
a procura pelo BSD é grande) e de ver que os verdadeiros usuarios do BSD são 
realmente imbativeis no conhecimento dessa grande ferramenta de trabalho 
(isso explica o sucesso desse sistema).


T+
luiz


- Original Message - 
From: Christopher Giese - IRAPIDA [EMAIL PROTECTED]

To: Freebsd@fug.com.br
Sent: Sunday, August 14, 2005 8:49 AM
Subject: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY


SEM PALAVRAS

Simplesmente eh isso que tenho a falar sobre o EVENTO

FOI SHOW. nao faltou NADA

PALESTRANTES 200%
LOCAL 200%
CONTEUDO 200%
ORGANIZAÇÂO 300%

Foi simplesmente SEM PALAVRAS. acredito que sem dúvida alguma foi um
EVENTO TRUTALMENTE DESUMANOW !

Parabéns a todos que de uma forma ou outra participaram da ATITUDE de
promover tal evento

Sao pessoas assim que fazem a comunidade crescer que fazem o OS
crescer... e que criam assim um mundo melhor (na nossa profissao) !!!

Valeu cada kilometro rodado  (rs)

Obs.: Vao disponibilizar os Slydes e fotos :::

t+

Christopher Giese SkyWarrior
[EMAIL PROTECTED]

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Pablo Sánchez
Cara, que eu saiba, utiliza-se um software à parte no caso de usar pf,
que é o pfsync para manter as tabelas de estado entre o master e os
slaves... porque vc não experimenta utilizar o pf com o pfsync no seu
gateway?

On 8/15/05, [EMAIL PROTECTED] [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Tô com o CARP rodando aqui na Mitsubishi, para redundância dos gateways,
 mas tô tendo problemas quanto a permanência das conexões, ou seja, quando
 retiro o master do ar, todas as conexões caem. O secundário entra
 imediatamente mas as conexões precisam ser refeitas.
 
 Isso sem contar que tive de fazer algum marabalismo para que o NATD
 continuasse funcionando, visto que não dá para fazer nat diretamente numa
 interface CARP.
 
 Não usei o PF para NAT porque tem muito problema com FTP.
 
 Alguém tá usando o CARP com sucesso e mantendo o estado das conexões ?
 
 
 Sérgio José Ferreira
 WGO Telecom
 
 
  uhun...
 
  Mas valeu mesmo assim. Gostei de saber que dá para fazer... A ideia eh
  otima.
  Eh, realmente vc perdeu. =/
 
  Ricardo.
 
 
  Pablo Sánchez wrote:
 
 hehehe... vc pode fazer o balanceamento em outros pontos. A
 especificação do CARP não é para balanceamento, e sim redundância. Não
 é bug, é que realmente não está especificado.
 
 Queria ter ido... chuif! :-(
 
 On 8/15/05, Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
 
 Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o
 balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
 A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste
 girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum
 tempo esse bug vai ser corrigido.
 Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug
 
 Ricardo.
 
 Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:
 
 
 
 Sobre o FATOR
 
 NAO FUNCIONA
 
 
 Gostaria de deixar bem claro que
 
 1 - o FATOR REDUNDANCIA do CARP funciona 200%
 
 2 - o NAO FUNCIONA se refere ao BALANCEAMENTO DE ARP... ou seja.
 nao a redundancia... e sim ao BALANCEAMENTO (que para a redundancia
 nao tem necessidade NENHUMA )
 
 3 - isto esta com problemas graves no OPENBSD... no FreeBSD foi mexido
 os pauzinhos... e no Open deve logo tb ser mexido
 
 MAS BEM CLARO QUE A REDUNDANCIA (que eh o que importa de verdade na
 grande maioria dos casos) FUNCIONA SIM... e eu utilizo com 100% de
 satisfação !!!
 
 t+
 
 Christopher Giese
 SkyWarrior
 
 
 Ricardo Maia wrote:
 
 
 
 Alguem disse q a palestra do CARP foi fraquinha... pois eh...
 Fiquei meio decepcionado mesmo, nao com os palestrantes, mas com a
 tecnologia. Meus olhos brilhavam ateh o instante em que foi anunciado
 nao funciona.
 Particularmente gostei mais da palestra do Carlos Paniago por duas
 razoes:
 
 1. Ele manja;
 2. Usou uma linguagem que me agradou muito. Como sou do meio
 academico, fico revoltado com girias no meio das palestras, ou tiques
 do tipo neh, tipo.., etc.
 
 Como sai  do encontro lah pelas 14 hs, axo que perdi alguma coisa,
 mas pude conhecer o Joao Rocha - pessoa que eu considero muito - e o
 Patrick.
 
 No mais, axei interessante.
 
 Ricardo.
 
 
 
 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico irado furioso com tudo
Em Mon, 15 Aug 2005 11:32:31 -0300
Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 flames  /dev/cooler :)


hi.. vai espalhar dentro da máquina.. putz.. 



---
saudações,
Irado Furioso com Tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853 (100% Microsoft Free)
mulheres são como piscinas: o custo de manutenção é alto demais para o tempo 
que permanecemos dentro delas

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


[FUG-BR] libspf em sendmail 8.13.1

2005-08-15 Por tôpico Fabiano Caixeta Duarte

Salve!

Tenho sendmail 8.13.1 instalado e acabo de instalar via ports o 
libspf-1.0.0-p3.


No diretório de patches há os seguintes patches:
sendmail-8.13.0-libspf-1.0-RC3.diff
sendmail-8.13.1-libspf-1.0-RC5.diff
sendmail-8.13.1-libspf-1.0-RC6.diff
sendmail-8.13.4-libspf-1.0.diff

Ou seja, para minha versão do sendmail, só existem patches para as versões 
release candidate do libspf.


Alguém aplicou um destes patches com sucesso no contexto apresentado?

Valew!

 _
|_ _.|_ . _.._  _
| (_||_)|(_|) )(_)___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Luiz Otávio Souza

From: [EMAIL PROTECTED]


Já estou usando o pfsync, mas o PF não está sendo usado devido aos
problemas com FTP...Alguém tem uma solução que funcione com qualquer tipo
de FTP ?

Sérgio José Ferreira
WGO Telecom


O pfsync só funciona para o pf, não eh possivel manter os estados do natd 
pelo pfsync.


Os problemas de ftp com o pf podem ser resolvidos com o ftp-proxy(8).

luiz 



___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico William Armstrong
testem  o pfSense

www.pfsense.org eu comentei sobre ele no BSDDay.

muito boa ferramenta.
-- 
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
William David Armstrong
Bio Systems Security.
ICQ 10253747 MSN [EMAIL PROTECTED]
--
Ninguém nasce sabendo de tudo.
Mas tudo pode ser Aprendido;
E principalmente porque tudo pode ser Ensinado By Bio.
--

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico sergio
ok, joia..

quanto ao ftp-proxy, ele resolve quase tudo...mas existem uns sites do
governo estadual e federal que não funciona nem a pau com o ftp-proxy. Por
isso, se alguém estiver usando um outro ftp-proxy, ajuda ai.

grato,

Sérgio.


 From: [EMAIL PROTECTED]

 Já estou usando o pfsync, mas o PF não está sendo usado devido aos
 problemas com FTP...Alguém tem uma solução que funcione com qualquer
 tipo
 de FTP ?

 Sérgio José Ferreira
 WGO Telecom

 O pfsync só funciona para o pf, não eh possivel manter os estados do natd
 pelo pfsync.

 Os problemas de ftp com o pf podem ser resolvidos com o ftp-proxy(8).

 luiz


 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Ricardo Maia

q nada...
olha isso:
http://www.casemall.com.br/acessorios/badong.htm

irado furioso com tudo wrote:


Em Mon, 15 Aug 2005 11:32:31 -0300
Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 


flames  /dev/cooler :)
   




hi.. vai espalhar dentro da máquina.. putz.. 




---
saudações,
Irado Furioso com Tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853 (100% Microsoft Free)
mulheres são como piscinas: o custo de manutenção é alto demais para o tempo 
que permanecemos dentro delas

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


 




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - Era: TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Ricardo Maia

loles...

shut up and hack... aprendi no bsdday :-D


Luiz Otávio Souza wrote:


From: Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED]


piff...

Pelo amor de Deus, nao vou mais responder voces...

Aonde eu disse que deixa vc na mao, nao presta, etc??

Eu estou dizendo que a bendita palestra mostrou um cenario onde o 
CARP ***ainda*** nao cobre totalmente.


Voces precisam aprender a interpretar melhor o que eh dito.

flames  /dev/cooler :)



Po, deixa a gente brincar de Theo de Raddt um pouco (ainda estamos na 
euforia do BSDDAY) ! :)


Ai é que esta, o CARP não cobre e não vai cobrir certos cenarios. 
Redundancia com ARP não é para todos.


Desculpe quanto a qquer miss understanding, ok ?

luiz

PS:
# flames  /dev/cooler
/dev/cooler: Operation not supported

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] Sistema automatizado - para provedor

2005-08-15 Por tôpico Alex S. Moura

Luís Vitório Cargnini wrote:


-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

cool Alex valeu comecei a usar esta combinação na sexta preciso
aprofundar meu conhecimento nela, mas precisod e mias informações
conituo aberto a elas 8-)

Alex S. Moura wrote:
| Luís Vitório Cargnini wrote:
|
| Pessoal preciso criar um sistema para provedor automatizado, estilo um
| godaddy da vida com cpanel, mas não quero usar cpanel, então quais as
| opções que me recomendam, tipo meu servidor de e-mail é o
| sendmail+tls+cyrus+macumbas por exemplo, como posso fazer para
| automatizar para meu pessoal criar domínios, contas de email e essas
| coisas sem senha de root, e com uma web de preferência.
| 


Oi Luís,

Faltou mais esta referência:

The Book of Webmin
http://www.swelltech.com/support/webminguide-1.0/index.html

O site do autor é muito interessante:
http://www.swelltech.com/support/documentation.html

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


[FUG-BR] topologia da rede

2005-08-15 Por tôpico Anderson Alves de Albuquerque

 Utilizando FreeBSD e software livre como eu poderia levantar a topologia 
de uma backbone?

 OBS: Eu apenas estou interessado nos roteadores.

 Eu sei que existem várias possibilidades com traceroute, protocolos de
roteamento enviando informações e coleta de rotas.

 Eu queria saber se existe alguma forma escalável, ou seja, para um rede
(backbone)de tamanho médio e pequeno.





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


[FUG-BR] Webmin+VIRTUALMIN

2005-08-15 Por tôpico Luís Vitório Cargnini
pessoal coloquei o webmin e o virtualmin criei um virtual domain e tal 
no apache, mas ele ao invés de redirecionar para o site esperado ele 
está mandando para meu site principal, como posso solucionar isso.


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] roteamento2

2005-08-15 Por tôpico Ronan Lucio

Marcelo,


mas eu vou trocar de link, o link antigo eu vou desativar
e minha rede anterior tem varias subnets


Cara, espero que eu esteja errado, mas se tu não tens como
receber o link em um roteador, então, talvez a sua solução seja
contratar um outro link (fornecedor) que te possibilite isso.

A não ser que possas substituir as tuas subnets por IPs privados.

[]s
Ronan 




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Juliano S. Nascimento

Realmente..

Ainda nao resolve tudo mesmo!!

Tbem tenho alguns problemas com ele..


 ok, joia..

 quanto ao ftp-proxy, ele resolve quase tudo...mas existem uns sites do
 governo estadual e federal que não funciona nem a pau com o ftp-proxy. Por
 isso, se alguém estiver usando um outro ftp-proxy, ajuda ai.

 grato,

 Sérgio.


 From: [EMAIL PROTECTED]

 Já estou usando o pfsync, mas o PF não está sendo usado devido aos
 problemas com FTP...Alguém tem uma solução que funcione com qualquer
 tipo
 de FTP ?

 Sérgio José Ferreira
 WGO Telecom

 O pfsync só funciona para o pf, não eh possivel manter os estados do
 natd
 pelo pfsync.

 Os problemas de ftp com o pf podem ser resolvidos com o ftp-proxy(8).

 luiz


 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br




 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br



-- 
Juliano S. Nascimento
SysAdmin - Unix/Linux


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] Sistema automatizado - para provedor

2005-08-15 Por tôpico Luís Vitório Cargnini

Obrigado pelas referências Alex, serão de grande ajuda.
Alex S. Moura wrote:


Luís Vitório Cargnini wrote:


-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

cool Alex valeu comecei a usar esta combinação na sexta preciso
aprofundar meu conhecimento nela, mas precisod e mias informações
conituo aberto a elas 8-)



Luís,

Veja se estas referências ajudam:

Artigos e Livros
http://www.webmin.com/articles.html
http://www.webmin.com/index7.html

Webmin Add On Modules
http://webadminmodules.sourceforge.net/

ISP Software
http://webadminmodules.sourceforge.net/?page=ISP+Software

Virtualmin
http://www.webmin.com/index8.html


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] topologia da rede

2005-08-15 Por tôpico Hélio Loureiro
  Utilizando FreeBSD e software livre como eu poderia levantar a topologia 
 de uma backbone?
 
  OBS: Eu apenas estou interessado nos roteadores.
 
  Eu sei que existem várias possibilidades com traceroute, protocolos de
 roteamento enviando informações e coleta de rotas.
 
  Eu queria saber se existe alguma forma escalável, ou seja, para um rede
 (backbone)de tamanho médio e pequeno.

cd /usr/ports
make search name=quagga

-- 
[]'s
+--+---+
|  Helio Alexandre Lopes Loureiro  | Unix _is_ user friendly. It's |
|[helio arroba loureiro pto eng pto br]| just selective about who its  |
|   http://helio.loureiro.eng.br   | friends are.  Marco Molteni.  |
+--+---+


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] topologia da rede

2005-08-15 Por tôpico Anderson Alves de Albuquerque



 Pelo que eu li ele implementa vários protocolos, mas o que eu queroé algo 
que faça probes na rede, assim eu poderia ter o topologia da rede que 
seria utilizada por outro software X.

 esse software X irá utilizar a topologia para configurar o QOS e 
políticas de filas da rede.

 O quagga, pelo que me parece, apenas implementa os protocolos de 
roteamento. 

 eu acho que o quagga não serveria para o fim proposto. Alguém saberia 
indicar outro software?



On Mon, 15 Aug 2005, Hélio Loureiro wrote:

   Utilizando FreeBSD e software livre como eu poderia levantar a topologia 
  de uma backbone?
  
   OBS: Eu apenas estou interessado nos roteadores.
  
   Eu sei que existem várias possibilidades com traceroute, protocolos de
  roteamento enviando informações e coleta de rotas.
  
   Eu queria saber se existe alguma forma escalável, ou seja, para um rede
  (backbone)de tamanho médio e pequeno.
 
 cd /usr/ports
 make search name=quagga
 
 


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - Era: TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Luiz Otávio Souza



loles...

shut up and hack... aprendi no bsdday :-D



ei hacker,

me explica ai...

Tenho o balanceamento:

fw1# ifconfig fxp0 192.168.0.1/24 # rede interna
fw1# ifconfig xl0 200.200.200.200/24 # inet
fw1# ifconfig xl1 192.168.1.1 # pfsync
fw1# ifconfig pfsync up syncdev xl1
fw1# router add default 200.200.200.201 # router
fw1# ifconfig carp0 create
fw1# ifconfig carp1 create
fw1# ifconfig carp2 create
fw1# ifconfig carp3 create
fw1# ifconfig carp0 192.168.0.5 255.255.255.0 vhid 1 pass 1
fw1# ifconfig carp1 192.168.0.5 255.255.255.0 vhid 2 advskew 100 pass 2
fw1# ifconfig carp2 200.200.200.205 255.255.255.0 vhid 3 pass 3
fw1# ifconfig carp3 200.200.200.205 255.255.255.0 vhid 4 advskew 100 pass 3
fw1# sysctl net.inet.carp.arpbalance=1
fw1# sysctl net.inet.carp.preempt=1
fw1# pfctl -f /etc/pf.conf # natd

fw2# ifconfig fxp0 192.168.0.2/24 # rede interna
fw2# ifconfig xl0 200.200.200.202/24 # inet
fw2# ifconfig xl1 192.168.1.2 # pfsync
fw2# ifconfig pfsync up syncdev xl1
fw2# router add default 200.200.200.201 # router
fw2# ifconfig carp0 create
fw2# ifconfig carp1 create
fw2# ifconfig carp2 create
fw2# ifconfig carp3 create
fw2# ifconfig carp0 192.168.0.5 255.255.255.0 vhid 1 advskew 100 pass 1
fw2# ifconfig carp1 192.168.0.5 255.255.255.0 vhid 2 pass 2
fw2# ifconfig carp2 200.200.200.205 255.255.255.0 vhid 3 advskew 100 pass 3
fw2# ifconfig carp3 200.200.200.205 255.255.255.0 vhid 4 pass 3
fw2# sysctl net.inet.carp.arpbalance=1
fw2# sysctl net.inet.carp.preempt=1
fw2# pfctl -f /etc/pf.conf # natd


Agora minha maquina A na rede interna abre uma conexao http para um site 
na inet.


O pacote será enviado para o default gateway, que sera meu IP redundante 
192.168.0.5.


Antes do primeiro pacote de dado ser transferido a camada ethernet dispara 
uma requisição ARP para saber qual é o endereço da placa (MAC ADDRESS) que 
esta com esse IP na rede.


É aqui que caso existam duas interfaces CARP no sistema com o mesmo IP 
(carp0 e carp1) entra o _suposto_ algoritmo buguento que falaram, que deve 
ignorar o pedido baseado num mal implementado hash do endereço de origem:


   /* Count the elegible carp interfaces with this address */
   if (*count == 0)
   *count = carp_addrcount(
   (struct carp_if 
*)ia-ia_ifp-if_carpdev-if_carp,

   ia, CARP_COUNT_RUNNING);

   /* This should never happen, but... */
   if (*count == 0)
   return (0);

   /* this should be a hash, like pf_hash() */
   if (ia-ia_addr.sin_addr.s_addr % *count == index - 1 
   sc-sc_state == MASTER) {
   return (1);

Aqui o hash devia retornar 1 para ignorar o ARP request e nao responder.

Esse hash utiliza o modolo do endereco de origem 
(ia-ia_addr.sin_addr.s_addr) contra o número de interfaces aptas a fazer o 
loadbalance (detentoras do IP e estado == MASTER).


Bom supostamente esse codigo funciona e só um dos meus firewalls responde a 
essa chamada ARP e a conexão da A pode seguir tranquilamente.


Com a conexão da maquina A em andamento a mquina B tenta estabelecer uma 
conexão com outro site na inet (na verdade não importa, mas...) e as 
requisiçoes ARP serão novamente enviadas.


Dessa vez meu fw2 responde, só que a interface apta a responder isso no 
firewall 2 é a carp1 e não a carp0 que atendeu a maquina A no fw1.


Nesse caso o fw2 devolvera um pacote ARP contendo um MAC ADDRESS diferente 
do fw1. Isso acontece pq cada interface CARP tem seu proprio MAC ADDRESS.


Até tudo normal, mas vamos ver o que acontence com os pacotes saindo dos 
firewalls e indo até o (unico) roteador.


O fw1 e o fw2 utilizão o IP redundate 200.200.200.205 para saida do 
gateway (nat da rede interna).


Assim o roteador ao fazer a primeira resposta a primeira requisição do fw1 
para a maquina A pergunta na camada ARP quem tem o mac address para a o IP 
200.200.200.205 e o firewall que utilizando o algoritmo acima descrito 
responder a essa requição, receberá os pacotes do roteador.


Nesse caso dado o suposto _hash_ da função o escolhido fosse o fw2.

Quando o fw2 fosse transmitir os pacotes da conexão da maquina B o router 
não precisaria saber para quem devolver os pacotes, uma vez que sua tabela 
arp estava atualizada.


Então nos temos duas estações mandando dados atraves de dois firewalls 
distintos, mas apenas um firewall recendo os dados das duas conexões.


Tudo parece funcionar, pois os estados do pfsync mantem os firewalls 
_atualizados_ e estes não percebem a diferença das conexões que foram ou não 
estabelecidas ali.


E o load balance não funciona neste ambiente.

Poxa o OpenBSD tem um BUG !!!

Corre e manda ele pra misc@openbsd.org

RTFM !!!

From carp(4) - 

http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=carpapropos=0sektion=0manpath=OpenBSD+Currentarch=i386format=html

When the hosts receive an ARP request for 192.168.1.10, the source IP 
ad-

[FUG-BR] Arc Serve

2005-08-15 Por tôpico Marcelo Lima
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

pessoal, alguem usa o Arc Serve no freebsd? estao querendo colocar aqui
mas nao estou disposto a por em linux ... alguem?
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.1 (FreeBSD)

iD8DBQFDAOe6UTDcFF4aUYMRAgw9AKCi3wWwQX9MJrlfEHOcsUIe6YjjtwCeKWoB
+TILq0OUVeM/PYPU43eATig=
=smul
-END PGP SIGNATURE-

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Christopher Giese - iRapida Telecom

SALVE

sobre o CARP + conexoes

IDEAL = carp + pfsync

ipfw ainda nao foi feito para sincronizar isso e o natd realmente 
perde as conexoes


eu utilizo carp + pf + pfxync + ftp-proxy = solucao FUNCIONAL 100%

qq coisa pvt

t+

Christopher Giese
[EMAIL PROTECTED]

[EMAIL PROTECTED] wrote:


Tô com o CARP rodando aqui na Mitsubishi, para redundância dos gateways,
mas tô tendo problemas quanto a permanência das conexões, ou seja, quando
retiro o master do ar, todas as conexões caem. O secundário entra
imediatamente mas as conexões precisam ser refeitas.

Isso sem contar que tive de fazer algum marabalismo para que o NATD
continuasse funcionando, visto que não dá para fazer nat diretamente numa
interface CARP.

Não usei o PF para NAT porque tem muito problema com FTP.

Alguém tá usando o CARP com sucesso e mantendo o estado das conexões ?


Sérgio José Ferreira
WGO Telecom


 


uhun...

Mas valeu mesmo assim. Gostei de saber que dá para fazer... A ideia eh
otima.
Eh, realmente vc perdeu. =/

Ricardo.


Pablo Sánchez wrote:

   


hehehe... vc pode fazer o balanceamento em outros pontos. A
especificação do CARP não é para balanceamento, e sim redundância. Não
é bug, é que realmente não está especificado.

Queria ter ido... chuif! :-(

On 8/15/05, Ricardo Maia [EMAIL PROTECTED] wrote:


 


Pois eh, mas mesmo q funcione 539576856%, na palestra foi dito q o
balanceamento nao funciona naquilo que se referia a palestra (ARP).
A ideia eh sensacional, os palestrantes manjam muito (embora deteste
girias dentro de palestras, eh uma opiniao pessoal minha) e em algum
tempo esse bug vai ser corrigido.
Como os caras mesmo disseram detestamos admitir, mas existe um bug

Ricardo.

Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:



   


Sobre o FATOR

NAO FUNCIONA


Gostaria de deixar bem claro que

1 - o FATOR REDUNDANCIA do CARP funciona 200%

2 - o NAO FUNCIONA se refere ao BALANCEAMENTO DE ARP... ou seja.
nao a redundancia... e sim ao BALANCEAMENTO (que para a redundancia
nao tem necessidade NENHUMA )

3 - isto esta com problemas graves no OPENBSD... no FreeBSD foi mexido
os pauzinhos... e no Open deve logo tb ser mexido

MAS BEM CLARO QUE A REDUNDANCIA (que eh o que importa de verdade na
grande maioria dos casos) FUNCIONA SIM... e eu utilizo com 100% de
satisfação !!!

t+

Christopher Giese
SkyWarrior


Ricardo Maia wrote:



 


Alguem disse q a palestra do CARP foi fraquinha... pois eh...
Fiquei meio decepcionado mesmo, nao com os palestrantes, mas com a
tecnologia. Meus olhos brilhavam ateh o instante em que foi anunciado
nao funciona.
Particularmente gostei mais da palestra do Carlos Paniago por duas
razoes:

1. Ele manja;
2. Usou uma linguagem que me agradou muito. Como sou do meio
academico, fico revoltado com girias no meio das palestras, ou tiques
do tipo neh, tipo.., etc.

Como sai  do encontro lah pelas 14 hs, axo que perdi alguma coisa,
mas pude conhecer o Joao Rocha - pessoa que eu considero muito - e o
Patrick.

No mais, axei interessante.

Ricardo.
   





___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
 




___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] libspf em sendmail 8.13.1

2005-08-15 Por tôpico Celso Viana
Fabiano,

Pô cara usa um MTA de verdade.. usa o qmail; hahaha

brincadeira

Celso

Em 15/08/05, Fabiano Caixeta Duarte[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Salve!
 
 Tenho sendmail 8.13.1 instalado e acabo de instalar via ports o
 libspf-1.0.0-p3.
 
 No diretório de patches há os seguintes patches:
 sendmail-8.13.0-libspf-1.0-RC3.diff
 sendmail-8.13.1-libspf-1.0-RC5.diff
 sendmail-8.13.1-libspf-1.0-RC6.diff
 sendmail-8.13.4-libspf-1.0.diff
 
 Ou seja, para minha versão do sendmail, só existem patches para as versões
 release candidate do libspf.
 
 Alguém aplicou um destes patches com sucesso no contexto apresentado?
 
 Valew!
 
  _
 |_ _.|_ . _.._  _
 | (_||_)|(_|) )(_)
 
 ___
 Freebsd mailing list
 Freebsd@fug.com.br
 http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
 
 


___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] CARP - era TESTEMUNHO do BSDDAY

2005-08-15 Por tôpico Alexandre Vasconcelos

[EMAIL PROTECTED] wrote:


Não usei o PF para NAT porque tem muito problema com FTP.

Alguém tá usando o CARP com sucesso e mantendo o estado das conexões ?


Sérgio,

Ainda não sou usuário do PF, uso IPFILTER.. me tira uma dúvida, os 
problemas de ftp (ainda que use o ftp-proxy) também ocorrem quando vc 
usa ftp no modo passivo? pergunto pois tive problemas semelhantes no 
IPFILTER..


Abraços,
Alexandre

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br