2009/3/7 Ulf Mehlig <ulf.meh...@gmx.net>:

> 'tá certo, existem "primary" etc. na cidade ... fui um pouco rígido
> demais. Mas normalmente são estradas que atravessam a cidade (ou ligam
> centros de bairros, que as vezes eram cidades/vilas nos tempos antigos),
> e elas estão mantendo a caráter físico da "primary" ... minha
> preocupação era que qualquer pista dupla agora será uma "primary" :-)

   Você tem razão, isso não faria muito sentido mesmo. A maior
dificuldade que eu vejo é que vias dentro de cidade e rodovias são bem
diferentes. Eu acho que dentro da cidade realmente tem que ver mais a
função da via. Por outro lado, no caso rodovias, o fato de ser
duplicado ou não, ou asfaltado ou não, reflete um pouco na função:
normalmente as rodovias duplicadas são mais importantes do que as
asfaltadas, que por sua vez são mais importantes que as não
asfaltadas. Então a classificação primary/secondary/tertiary acaba
refletindo tanto a função, quanto a descrição física. (É claro que no
caso do Brasil, pelo próprio fato das dimensões do país e da verba
disponível, existem muitos lugares onde uma rodovia que deveria ser
duplicada nem asfaltada é).

> Acho o essencial é 1) o que a estrada/rua conecta (cidades, vilas, mas
> tv. também bairros o "sub-cidades" nos grandes centros -- em SP e outras
> mega-cidades com certeza terá motorways & cia na área urbana), e 2) se
> ela tem uma certa exclusividade, quer dizer, ela é a _principal_ rua
> para viajar de A a B. Digamos assim: se existem trés "primary" paralelas
> conectando bairro A com bairro B, tv. tem algo errado ...
>
> Um exemplo de uma cidade na Europa que conheço melhor do que Londres e
> [...]

    Dentro de cidade é complicado mesmo.  Tem que saber a importância
e até a história das vias. E também depende do tamanho da cidade. Por
exemplo, como comparar a rua principal de uma cidade de 200.000
habitentes de uma cidade de 2.000 ? Como é a rua principal, nos dois
casos deveria ser 'primary', mas não creio que faça muito sentido...

   László