On Fri, 2009-03-06 at 21:33 -0300, László de Miranda Pinto wrote:

>    Desculpa, mas vou ter que discordar. Veja, por exemplo, os centros
> de Londres
> (http://informationfreeway.org/?lat=51.506&lon=-0.103&zoom=14&layers=00000F0B0F)
> e Paris
> (http://informationfreeway.org/?lat=48.856&lon=2.339&zoom=14&layers=00000F0B0F).
> Cheio de 'primary', 'secondary' e até 'tertiary', inclusive ruas que
> não tem conexão nenhuma com rodovias fora da cidade. Nesse caso,
> exatamente como você disse, é a função que importa.

'tá certo, existem "primary" etc. na cidade ... fui um pouco rígido
demais. Mas normalmente são estradas que atravessam a cidade (ou ligam
centros de bairros, que as vezes eram cidades/vilas nos tempos antigos),
e elas estão mantendo a caráter físico da "primary" ... minha
preocupação era que qualquer pista dupla agora será uma "primary" :-)

>    OK. O problema nesse caso é como especificar a função ? Você tem
> alguma sugestão ?
>
>    László

Acho o essencial é 1) o que a estrada/rua conecta (cidades, vilas, mas
tv. também bairros o "sub-cidades" nos grandes centros -- em SP e outras
mega-cidades com certeza terá motorways & cia na área urbana), e 2) se
ela tem uma certa exclusividade, quer dizer, ela é a _principal_ rua
para viajar de A a B. Digamos assim: se existem trés "primary" paralelas
conectando bairro A com bairro B, tv. tem algo errado ...

Um exemplo de uma cidade na Europa que conheço melhor do que Londres e
Paris seria esse:

http://informationfreeway.org/?lat=52.37374743489638&lon=9.759914591514336&zoom=12&layers=00000F0B0F

Colocaram umas secondary na cidade (várias que antigamente ligaram com
as vilas do "interior", e um "anel" ao redor do centro). As poucas
"primary" já são quase fora da cidade, e ligam com cidades vizinhas que
não tem acesso via "motorway"; uns se transformam temporariamente em
"trunk", quando têm restrições de acesso para veículos não
(suficientemente) motorizados. Com as tertiary é um pouco mais confuso
(classificaram assim as ruas grandes que conectam os bairros). Os
"trunk" e "motorway" passam principalmente na periferia, e onde
atravessam a cidade, são separadas assim que ex. pedestres não tem
acesso, e carros entram/saem através de trunk/motorway_link.

É claro que o processo de formação de cidades na Europa é bem diferente
daquele no Brasil, mas tv. da para pegar a idéia ...

Abraços! Ulf

--
 Ulf Mehlig    <ulf.meh...@gmx.net>