Pedro, concordo que os quadrados vermelhos podem continuar sendo
discutidos. Eu disse que gostaria que alguns dos pretos também fossem
discutidos porque acho alguns deles ambíguos. O meu objetivo sim é
(super)simplificar para que os colaboradores não tenham que ter
doutorado em engenharia de tráfego para tomarem essas decisões. O
mesmo para os usuários finais, leigos, para quem as cores das vias
devem representar algo útil e fácil de explicar.

Vou levantar algumas questões pra você citando pedaços do que você escreveu.

"... preferencialmente com acostamento" : preferencialmente significa
no mínimo 50% do percurso? 80%? 95%? 99%?

"tertiary .. para acesso de conurbações pequenas isoladas ... quando
não pavimentada liga municípios" e depois "unclassified ... não
pavimentada para acesso de conurbações pequenas isoladas" : então duas
coisas aparentemente similares à primeira vista (vias não pavimentadas
e provavelmente de pouco movimento) teriam representações notavelmente
diferentes. Como explicar isso para um leigo de forma que lhe seja
imediatamente útil? Toda vez que o leigo quiser pensar numa rota por
lugares pavimentados ele vai ter que verificar se a via pela qual ele
pensa em passar se conecta a outra ou se termina num lugar isolado. Se
ele tiver que mudar a camada do mapa para ter essa informação, para
que lhe serve a classificação das vias? Serve apenas para planejadores
rodoviários e engenheiros de tráfego defenderem seus pontos de vista
teóricos sobre importância relativa?

"Se for pra supersimplificar esse assunto, causando menos dúvidas,
prefiro até que utilizamos todas as BRs pavimentadas como no mínimo
trunk e todas as BRs não pavimentadas como secondary. Esse conceito é
utilizado para as RNs da Argentina e rodovias nacionais na Austrália,
e creio que seja copiado no Uruguai (esse último a hierarquia não tem
normas formais na wiki). "

O fato de eles "supersimplificarem" me sugere que provavelmente já
discutiram essas questões e acharam melhor se focar em aspectos
concretos, mensuráveis e óbvios, sem ambiguidades. Eles certamente têm
algo que nós não temos: infraestrutura de qualidade. Eu gostaria muito
(muito mesmo) que pudéssemos chegar a definições totalmente
compatíveis com as deles, mas receio que eles não estejam seguindo
exatamente os mesmos princípios uns dos outros, então penso que temos
que tentar aproximar as nossas definições com ligeiras adaptações
próprias que sejam úteis no nosso contexto (ou seja, buscar o meio
termo ideal entre a integração total e a utilidade para nós). Talvez
as nossas adaptações um dia inspirem eles a mudar ligeiramente a sua
forma de classificar. Mas imagino que pelo menos as decisões maiores
já foram tomadas por quem já está envolvido há mais tempo.

Pessoalmente, acho um desperdício usar apenas 3 de 7 classificações
possíveis. Podemos definir 3 classes principais e as variações sob os
aspectos que consideramos mais importantes. Isso resultaria num mapa
mais rico, mais orgânico, e enfim, mais útil. Acho que já estamos bem
a caminho disso, eu, você e os demais.

"Sempre apliquem o predominantemente" : concordo plenamente. Mas seria
bom definir melhor o que é (ou quanto é, aproximadamente) o
"predominantemente".

"Utilizem o bom senso" : eu acho melhor dizer "utilizem o consenso"
porque o bom senso tem me parecido totalmente subjetivo e diferente de
um pra outro. :P