Olá turma

Eu tentei levantar a questão da prevenção em diversas ocasiões junto a
instâncias superiores do OSM e encontrei enorme resistência e até
hostilidade.

Como já disse o Arlindo, a discussão local, embora interessante, não vai
levar a nada. Tem que agir internacionalmente, envolvendo-se mais
diretamente no gerenciamento do OSM, mas isto é algo que só vai acontecer a
longo prazo. Ou então os parceiros comerciais do OSM tem que começar a
chiar mais fortemente, até acho estranho que já não tenham se manifestado.

Agora, nada nos impede de criarmos um índice automatizado de qualidade do
mapa que nos alerte sobre anomalias como por exemplo grandes deleções.
Tipicamente, se você souber do problema dentro de 48h uma simples reversão
resolve a questão de maneira quase indolor.

Eu procurei vigiar a região de Belo Horizonte via whodidt por quase 1 ano.
É extremamente trabalhoso e estressante, acabei desistindo. Verificar
centenas de changesets manual um a um leva dias, você não faz mais nada.

Agora as ocorrências seguem um padrão bem clássico, se escrevermos alguns
scripts que automatizem a localização de ocorrências isto deve facilitar
bastante. Essencialmente basta correlacionar o tempo de vida do usuário, o
tipo de changeset (por exemplo sem qualquer comentário) e o tipo de edição.
Deleções grandes são bastante óbvios de pegar. Outra situação são
alterações de tipos de via que já foram editados anteriormente por vários
usuários. E por aí vai.

abraço a todos

Gerald