Era isso que estava pensando. Estamos alinhados quanto ao método.

Se isso realmente der certo como estamos planejando, teremos algumas
cidades que já irão sincronizar diretamente com a base. Tanto PED (Ponto de
Embarque e Desembarque) quando a geometria das rotas, nomes, cores, etc.

Pelo link do Vitor, vi as tags que são relevantes, era o que precisava e
você completou a resposta.

Sem querer alongar mais o debate, qual seria a melhor maneira de puxar uma
lista de vias que interseccionem um polígono? Preferiria fazer direto do
OSM, mas também pensei em importar a base para o PostgreSQL. O problema
nesse caso é que a importação demora horrores. O que pensei é ter uma cópia
do dados e um servidor local, atualizado pelo diff de minuto, onde faria as
"perguntas". Alguém pode me direcionar neste sentido?