@Marcos Fedato, traquilo, vai-se vendo quando der; o "Número no logradouro" 127
8 1205" ("no" logradouro) é o próprio addr:housenumber a extrair.

@santamariense, o layout geral tá no
ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Cadastro_Nacional_de_Enderecos_Fins_Estatisticos/

neste arquivo Layout.zip (XML).

>Tendo os alinhamentos das faces, por cálculos se poderia distribuir a
>numeração ao longo do caminho.

Também poderia ser. Pelo que entendi, criar nós com addr:housenumber já na
posição certa.

De todo modo (seja para nós ou se for usar nas linhas de face), dependerá
sempre antes de verificar necessidade de re-posicionamento manual prévio das
quadras no SHP do IBGE (pode fazer no JOSM antes de validar).

Pois há discrepâncias de fato.

No explicativo do IBGE eles reconhecem problemas de posicionamento:

"Apesar de esta base ter sido georreferenciada utilizando imagens orbitais
disponíveis, podem haver discrepâncias posicionais em relação ao mundo real em
algumas áreas do território. "

(Ver em:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/recortes_para_fins_estatisticos/malha_de_setores_censitarios/censo_2010/base_de_faces_de_logradouros/1_Leia_me/)

Realinhar manual vai ser inevitável. Mas acho que nem tão demorado; dá pra
controlar bem.

Deve dar pra realinhar várias quadras ou bairro inteiro numa tacada. (+/-)

O deslocamento é meio homogêneo por várias quadras. Só tem que conferir.

IMAGEM:

Exemplo do problema de desalinhamentos originais (comparado com Porto Alegre
que já tá bem alinhada no OSM) - Desalinhamentos do IBGE em linhas vermelhas:
http://i.imgur.com/FaBqQdx.jp<http://i.imgur.com/FaBqQdx.jpg>