Oi gente, respondendo primeiro ao Fernando depois ao Pedro,

Fernando, a sua colocação é consistente, mas a discussão evoluiu em duas
frentes (2.1 e 2.2 abaixo), e devemos tomar o cuidado de separar com
clareza,
sugiro dar nomes sempre que referir:

1. *Ponto inválido*: não pode existir no mapa OSM um *node* de
endereçamento sem ambos, nome de rua (*addr:street*) e numeração (
*addr:housenumber*).
    É "a lei", "o grande consenso" e a boa prática. Evita-se inserir e
pode-se deletar um ponto inválido.
    Por favor, *NAO ESTÁ EM DISCUSSÃO*, já foi discutido e é consenso
universal (na comunidade BR e na comunidade internacional)*.*

*2. MÉTODO DE EDIÇÃO E/OU IMPORTAÇÃO DE PONTOS OFICIAIS: *a diferença entre
um dado oficial e um dado empírico é que o dado oficial não tem confirmação
em campo, mas em contrapartida tem um documento ou *declaração oficial do
governo*. Ver https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Oficial

2.1. *Ponto oficial completo*: pode ser importando pois todos os dados
estão presentes (posição, nome e numeração)  e é uma "verdade oficial",
dispensando maiores (precisa de *consistência* naturalmente!) preocupações
com a verdade de campo homologada por usuários OSM potnto a ponto, *basta
amostragem*.
    É consenso, estão todos de acordo em fazer importação automática,
queremos apenas UNIFORMIZAR PROCESSOS e a SIMPLIFICAR/PADRONIZAR um pouco
as os relatórios de importação, para que mais pessoas possam ver e
entender,  *auditar sem perder tempo*.

2.2. *Ponto oficial incompleto*: pode ser importando?  Essa é a discussão.
As fontes de informação na verdade existem, só que não é uma fonte única,
pode estar misturando verdade de campo, norma oficial (por exemplo leis de
nomenclatura de rua), dado oficial (ex. os pontos fornecidos pela
prefeitura), etc. O algorítomo mesmo sendo aberto é complexo e poucas
pessoas do OSM terão tempo e capacidade de avaliar.  *ESTÁ EM DISCUSSÃO*,
mas precisamos *primeiro arrumar a casa*, chegar a uma descrição
satisfatória no "ponto oficial completo" (*2.1* acima).  Mesmo depois de
discutir e chegar a um consenso aqui precisaremos verificar com restante da
comunidade OSM
<https://help.openstreetmap.org/questions/67949/how-to-import-address-when-addrstreet-was-obtained-by-inference>
.

2.2.1. Com  numeração (addr:housenumber) obtida por
interpolação/proximidade.
2.2.2. Com  nome de rua (addr:street) obtido por proximidade.

O que acha?  *Podemos seguir com essa terminologia? *importação de "ponto
invalido" (obviamente invalida), de "ponto oficial completo" e de "ponto
oficial incompleto".

- - -

Pedro, quanto ao uso do inglês, a grande maioria não se sente a vontade
para entrar num debate com os gringos da comunidade OSM internacional,
damos a cara para bater sozinhos e em geral saímos de olho roxo por falta
de mais gente apoiando nossa opinião ou escrevendo em melhor inglês o nosso
posicionamento (em geral trazido/traduzido da comunidade local)... Claro,
quem não se importa ou já se sente a vontade deve continuar,
mas a maioria precisa de apoio, e um apoio seu, mesmo usando tradutor,
seria bem-vindo (!)... Se surgir alguma discussão relevante aviso aqui.