Olá Micael,

A menos que nos mostrem um termo de copyright relativo à CAOP, que nunca
vi, podemos usar a mesma. A mesma informação que estamos a usar, está
disponível através de um serviço WMS. Podes ver a ausência de copyright
ou de qualquer outro termo de restrição de uso no documento retornado
pelo GetCapabilities.

Mesmo não tendo copyright, na utilização que queremos fazer, existem
algumas coisas a nosso favor, caso houvessem dúvidas:
1) atribuímos o crédito ao distribuidor (com a tag source =
"IGP-CAOP-21010").
2) não estamos a usar os limites administrativos para criar produtos
derivados do mesmo. Aparecem sempre tal e qual foram importados, sem
qualquer edição adicional.
3) não cobramos ou criamos barreiras à visualização dos mesmos. Ou seja,
damos o que nos foi dado.
4) podemos sempre dizer e distinguir o que foi feito pela comunidade e o
que foi importado da CAOP.
5) podemos remover a CAOP do OSM se alguma vez tal nos for exigido por
alguma autoridade.

Se algum de vocês estiver à espera que o Sr. General que preside ao IGP
vos passe uma certidão de uso, podem esperar sentados. Prefiro desfazer
o processo de importação, do que ficar sistematicamente parado agarrado
à desculpa de que não tenho um documento legal para o fazer. Se temos um
OSM tão fraquinho, a culpa não é do IGP nem de mais ninguém: é mesmo
nossa [da comunidade OSM-PT].

Mas isto é a minha opinião. Mas garanto que no próximo ano o OSM vai
crescer e muito... Já temos algumas parties na calha, e vamos fazer toda
a força para envolver as escolas e usar o efeito multiplicador das
mesmas.

Abraço,

Jorge