Date: Fri, 2 Mar 2012 12:07:11 -0300
From: michelcastelobra...@gmail.com
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Introducing Oona Castro as Brazil Program
Consultant

    Olá, Oona!

    Tenho grande confiança em sua capacidade de realizar um grande
    trabalho em conjunto conosco.

    Seja bem-vinda e conte com a gente.

    Castelo

    Em 02-03-2012 01:38, Oona Castro escreveu:
    Salve, salve, pessoal!

      Bom, antes de mais nada, quero dizer que estou muito feliz de
        entrar neste barco e disposta a navegar por mares tranquilos e
        revoltos, mas que certamente nos farão desbravar novos caminhos
        e construir processos, adquirir experiências e trocar muito.

      Gostaria de agradecer muitíssimo a todos os que participaram
        desse processo, bem como a todos os que já estiveram em contato,
        conversaram, perguntaram, compartilharam informações, dicas,
        dúvidas, receios e tudo mais.

      Inicio hoje já com essa viagem por quatro capitais, tendo a
        oportunidade de encontrar e trocar ideias com vários de vocês.
        Quero muito conhecê-los e ouvi-los. Mas sei que vamos nos
        conhecer mais e mais ao longo do tempo, buscando encontrar uma
        dinâmica instigante, criativa, solidária e generosa. Eu me
        lembro de quando li pela primeira vez a carta de princípios da
        Wikimedia e vi que é muito próxima e parecida com a carta de
        princípios do Intervozes, organização pra cuja construção
        contribui nos últimos quase 10 anos e que me ensinou muito,
        muito mesmo, sobre construção coletiva, sobre encontros e
        desencontros, sobre a arte de equacionar tempo coletivo e
        demandas urgentes, etc. E tudo o que sei é que não existe
        fórmula. Existe, sim, vontade de se fazer as coisas juntos para
        avançar.

      Temos um grande desafio pela frente e espero que possamos
        trabalhar muito juntos - tanto nas atividades da Fundação, como
        nas atividades do capítulo e da comunidade como um todo. Vamos
        afinando responsabilidades, expectativas, desejos conforme
        formos nos conhecendo, ouvindo e construindo oportunidades
        comuns, comunitárias, agregadas.  Não há nada pronto - e esse é
        o maior desafio e, ao mesmo tempo, o maior prazer. Nós podemos
        criar juntos o que seremos no Brasil.

      Sei que estamos em uma comunidade lusófona, e quero muito
        conhecer melhor a realidade dos demais países de língua
        portuguesa (certamente será outro enorme desafio e conto com o
        apoio de vocês). Mas, por ora, restringindo-me ao que me é mais
        familiar, diria que o Brasil está em um momento riquíssimo, ao
        meu ver, no que tange à reivenção das formas de produzir e
        compartilhar conhecimento, nas relações de troca e experiências
        comuns que surgem em todos os cantos do país, a partir da
        realidade das mais diversas comunidades. Vejo um altíssimo
        potencial de inovação nas relações de produção e
        compartilhamento de informação, cultura, conhecimento no Brasil.
        E a hora é agora. Tem sido nos últimos 10 anos e será também nos
        próximos 10.

      Estou lendo um bocado e ainda há muito por ler e ouvir -
        vocês têm uma longa história aqui, acúmulo coletivo, relações
        estabelecidas. E, apesar de acompanhar a Wikimedia como projeto
        há bastante tempo, eu não estava aqui no cotidiano da
        comunidade. Claro que isso pode trazer um descompasso no início,
        mas a ideia é correr atrás e espero que nossas vivências e
        histórias possam resultar em algo muito bacana pra todos nós.

      Gostaria de agradecer muitíssimo ao Barry, à Jessie, à
        Winifred, à Pat, ao Everton, ao Castelo, à Megan, Steven e
        Maryana, e a todos os outros da WMF que tive a oportunidade de
        conhecer, por todo o processo até aqui - da seleção a este email
        do Barry. Também gostaria de agradecer ao Rodrigo, ao Márcio, ao
        Mateus, ao Vinicius, à Juliana, ao Otávio, ao Claudio, ao Vitor,
        ao Névio, à Béria, à Luca, ao Juliano (e já de antemão ao Abdo),
        pelos papos, explicações, perguntas  (certamente haveria muitos
        outros a mencionar, mas estes me saltaram à mente). E, também, à
        Carolina Rossini, que sintetizou a proposta de esqueleto do
        programa a partir da relação com a Fundação e a Comunidade. Só
        vim ficando mais animada com essa nova empreitada a cada
        encontro com vocês. E também agradeço a todos os companheiros do
        movimento de cultura e conhecimento livres, que não estão nesta
        lista mas me apoiaram nesse percurso.

      Vamos nessa!

      Ah, sim, e adoraria saber: o que vocês esperam desse novo
        período e como vêem as oportunidades pela frente?

      Este é só o começo de uma longa jornada. Conto com vocês. E
        me coloco à disposição para contarem comigo também.

      E boa sorte pra todos nós.
      Abração,
      Oona