Para o caso do Brasil, vamos nos esquecer dos gastos um pouco e olhar os
resultados.

O evento que contou com 30 pessoas, eu inclusive, resultou em... Nada. Não
foi aproveitada a sinergia do momento. Dane-se os custos, foi desperdiçado
o mais caro de um trabalho voluntário, que é a motivação.

O que o User group fez nesses meses?

As duas apostilas e os três vídeos que um voluntário a mais de dez anos
liberou ao público apenas após um faniquito interno meu já estavam 90%
prontos a meses (tenho versões anteriores aqui). Esse voluntário, no
entanto, foi integrante remunerado do catalisador por quase dois anos;
deveria ter os concluído e disponibilizado ao menos um ano antes, como
parte de suas atribuições do serviço remunerado.
O mesmo voluntário jamais escreveu um email sequer nesta lista, apesar de
ler todos. Prefere fazer reuniões presenciais.

Tais materiais, viabilizados e pagos no catalisador, certa seriam
apresentados como feitura em nível de voluntariado.

O maior evento de TI foi prontamente ignorado pelos voluntários, mesmo com
diversas organizações quase implorando pela sua presença. No fim, foi feito
um improviso, que certamente esses voluntários apresentam à WMF como um
grande feito.

O User group foi renovado após eu ter dito publicamente que ele já havia
expirado. Esse dado constava inclusive em termos assinados por pelo menos
dois voluntários.

O que mais os voluntários fizeram?

A impressão que eu tenho é que demonizaram um grupo (com minha ajuda,
infelizmente) para esse outro grupo poder fazer menos coisas ainda.

O primeiro grupo fez apenas escolhas talvez equivocadas. Já o segundo, se
pauta pela preguiça e relaxo.