Olá DL,

Não sei se são as melhores práticas mas foram as que usei na Agência Brasil
www.agenciabrasil.gov.br

Seguinte

Crie uma pasta pra noticias
uma pasta para imagens
uma pasta pra arquivos
uma pasta pra videos
uma pasta pra audios

Utilizando ExternalFileSystem joguei imagens,videos,audios e arquivos no
file system
Pra editar a página principal utilizo o CMFContentPanels com viewlets bem
modificados

Para vincular as imagens,videos,audios ou arquivos as noticias eu utilizo um
referencefield mesmo.

Agora como o volume de conteúdo é bastante alto vc vai perceber que separei
pastas dentro dessas pastas padroes por ano, mes e dia

ou seja

se alguem criar uma notícia no dia 23/08/2007

ela vai ser encontrada na pasta

/noticias/2007/08/23/noticia_aqui

e usei o mesmo conceito para o resto dos tipos de conteudo.

Ao menos os usuários gostaram pois fica fácil de achar o conteúdo que estão
procurando pra vincular quando estão editando as notícias
e como eu aproveitei o ambiente criado e agora estou servindo o conteúdo
estático como imagens, audios, videos e arquivos via  lighttpd um servidor
muito bom por sinal e que é usado até pelo youtube, mostra que o conceito
que usei tem suas vantagens e facilidades, não deixando as pastas nunca
ficarem grandes o suficiente para ter que usar um large folder. sabendo que
temos em média 200 a 300 noticias por dia e 200 a 300 imagens por dia
também.

Acho que é isso.

Qualquer duvida.

Att.