Caro amigo Sérgio,

na parte que tocante ao inglês eu me incluo. E eu também não tenho ideia do
porque que os búfalos do Carlos teimam em se envenenar comendo o mio-mio ou
romerillo como eles o chamam. No que diz respeito aos bezerros tenho uma
opinião: quando os animais são lactantes recebem do leite da mãe todos os
nutrientes que precisam para complementar sua alimentação, e quando são
desmamados "sentem " a falta desses nutrientes e buscam nas pastagens novas
alternativas, mesmo que estejam recebendo em sua  dieta todos os nutrientes
necessários para um bom desenvolvimento. E também tem a questão da
curiosidade dos animais que nesse caso pode ser fatal. Já no caso do trevo
isso acontece porque nas leguminosas existe uma toxina a qual não me lembro
o nome que quando consumida em excesso pelos ruminantes causa o timpanismo.
E como bem sabes os búfalos são mais resistentes que os bovinos a essas
toxinas, mas penso eu que não se é recomendado deixar os búfalos em
pastagens só  de leguminosas, pq ainda sim existe o perigo de o animal se
intoxicar desenvolvendo assim o timpanismo.

Um abraço,

Breno.

Breno Antonio Dias Oliveira graduando em zootecnia IFTM campus Uberaba MG

Email: badiasolive...@hotmail.com ou badiasolive...@zootecnista.com.br
Tel: TIM (034) 9260-8249 ou OI (034) 8838-8041