From: [EMAIL PROTECTED]
To: penal@grupos.com.br
Sent: Tuesday, September 20, 2005 11:26 AM
Subject: [Direito Penal] Minha opinião sobre o DESARMAMENTO

hehehe... Está interessante este tópico.

Mas, com a máxima vênia, reitero o meu posicionamento a favor do desarmamento. ;-)
Acho que o meu posicionamento está relacionado com o tipo de visão adotada por alguns professores da minha faculdade, sendo que temos uma formação com uma visão mais pública e social do Direito. Não exaltamos tanto a propriedade privada, apesar dos 5 anos de direito civil ministrados no curso.

Tem um fato que aconteceu com o meu tio que representa um pouco do meu posicionamento:
Em uma oportunidade, meu tio foi abordado na rua para ser assaltado. No entanto, para azar do delinqüente ele estava armado e acabou matando o cara. Será que essa conduta foi a melhor? Será que a vida do criminoso valia menos que os poucos bens econômicos que o meu tio poderia estar carregando? Não será que se o meu tio não tivesse armado ele não iria dar uma de herói e o cara teria levado alguns trocados e estaria tudo bem? É, acho que esses "serás" dificilmente serão respondidos.

Não será ainda que o porte de arma legítima ou incentiva tal tipo exagerado de defesa? Eu, por exemplo, apesar do meu posicionamento a favor do desarmamento, confesso que eu talvez atiraria se eu estivesse armado e um cara fosse me assaltar.

Ressalto ainda que não vejo o porte de arma como garantia de defesa, vejo sim que é garantia de condutas mais agressiva por parte dos criminoso, já que existe maior probabilidade da "vítima" estar armada. Eu não sei porque as pessoas acham que os criminosos iriam dar oportunidade para as pessoas se defenderem com suas armas.

Concordo que a arma seria um excelente meio de defesa se vc estivesse com a sua família em sua casa e se vc fosse surpreendido por criminosos que além de roubar tivessem a intenção de estuprar sua mulher e suas filhas... Fogo neles! Mas se fossem ladrões de varal, ladrões de galinhas, vc (cidadão) não atiraria do mesmo modo?

Em suma, não deixo de concordar que as pessoas têm o direito de se defenderem e até mesmo de terem porte de arma. Não estou aqui duvidando da conduta racional e psicológica dos nobres membros deste grupo, mas sim duvido da conduta da maioria das pessoas que também teriam acesso às armas.

Finalmente, confesso que ainda não dediquei muito tempo para ver os prós e os contras, mas ainda continuo sendo a favor.

Fernando Cirilo
Endereços da lista:
Para entrar: [EMAIL PROTECTED]
Para sair: [EMAIL PROTECTED]