Sobre as linguagens....

Ninguém do debate trabalha com Python ou Ruby ?

Ruby anda fazendo tanto sucesso(principalmente o seu Rails) que até
mesmo alguns dos mais javamaníacos andam experimentando e gostando.

Python é mais livre, não tão rígida na O.O. e isso me agrada. Mas por
isso o pessoal do Java nem costuma olhar.

Em python particularmente tenho visto muita coisa boa e costuma ter
uma cultura de bons desenvolvedores, apesar de serem poucos ainda no
mercado, se comparado com Java ou PHP. Os relatos são sempre de ter
uma curva de aprendizagem bem baixa.

Python me dá impressão de ser um caminho do meio entre Java e PHP.
Muito menos burocrática que Java, mas com poder equivalente.

Espero ter mais contribuído que ajudado a confundir acrescentando mais
uma possibilidade :) .