Realmente, como disse, nao tenho muita experiencia com EJB pois comecei a desenvolver no inicio desse ano, mas aproveitando seus argumentos, gostaria de esclarecer algumas duvidas:

o que seria um 'overkill'? nao entendi direito o significado. seria no sentido de "matar uma mosca com um canhão?"

e em relação ao overhead?  voce quis dizer que é necessario um grande conhecimento de J2EE para implementar EJB?

Herval Freire wrote:
        Marcel,

        Um pouco de cuidado com sua afirmacao. Existem diversos artigos na internet aconselhando o NAO uso de EJB para situacoes simples, onde a solucao seria um 'overkill'. Alem disso, existe um overhead, necessario para implantar o conhecimento na tecnologia EJB antes do processo de desenvolvimento (alem das chatices evidentes: configuracao de JNDI, detalhes de transacao, configuracao de datasources...)
        Algumas vezes, uma API de persistencia (como a JDO, padrao da Sun) resolve a situacao muito melhor.

        Nao estou puxando a brasa pra .net - soh acho q existem situacoes onde EJBs nao ajudam muito.

        Da uma olhada no livro EJB Design Patterns, do ServerSide. Eh bem interessante, a comparacao com JDO

[]s

At 10:09 5/11/2002 +0000, you wrote:
no inicio do ano tive que decidir entre .net e j2ee , comecei entao a dar uma olhada em cada um dos dois, suas vantagens e desvantagens, comecei a achar que nao havia uma vantagem significativa entre uma e outra, uma vantagem que se sobresaisse sobre as outras ja que de uma forma ou de outra as duas implementavam os conceitos, ate achar EJB.

no final o que interessa para o cliente? na maioria dos casos, ter o software dele pronto e rodando no prazo determinado (normalmente por ele mesmo, ja que geralmente a gente fala que vai demorar X e ele quer em X/2) e nesse ponto o desenvolvimento de sistemas web com EJB demora metade do tempo do que usando o padrão normal para desenvolver um sistema mais complexo que , digamos, um site de publicação de noticias.

por exemplo, digamos um formulario, tela de listagem, tela de inserção/edição, tela de deleção e um pagina que processa as transções e redireciona para a listagem, isso parece ser simples, mas um formulario desses pode ser realmente grande, digamos que esse formulario trabalhe com uns 15~25 campos a serem preenchidos, ele vai trabalhar com varias tabelas, agora imagine que voce vai ter que fazer 100 formularios + ou - nesse estilo, quero dizer o conceito é + ou - o mesmo. sabe quanto tempo de desenvolvimento te poupa usar EJB CMP com isso? realmente muito.

na verdade, acho que  todo o resto, performance, aprimoramento do sistema, integração com outro sistema, podem ser feitos depois, afinal, a principio, o que importa para os clientes é o software pronto e rodando o mais rapico possivel pra ele gerar o lucro dele.

Diogo Catossi wrote:
interessante... outro dia estava conversando com um desenvovedor que trabalha bem de perto com a Microsoft, e perguntei a ele sobre o J# e ele me disse que é uma "linguagem" só com a sintaxe de Java mas que programa .NET, ou seja, uma interface mais fácil/familiar para quem está migrando de Java para .NET, porém com todo o desenvolvimento atrelado ao .NET.

para mim ficou a entender que J# não é Java..... bah né?!

"colchetes" pra vcs! ;)

Diogo Catossi

Jorge Martins wrote:
        
Herval,
 
Só uma observação:
 
Este negócio de portar linguagem é o maior caô que existe! Na verdade, você irá apenas adaptar o framework .NET a sintaxe da linguagem em questão. É impossível reutilizar códigos, pois você tem que se manter fiel aos paradigmas do .NET. Isto é, orientação objetos, garbage collection etc.
 
Isto foi uma enorme jogada de marketing da Microsoft e não trará nenhum benefício prático. Vamos a um exemplo prático: imagine um programador VB migrando para .NET.
 
Sua maior dificuldade será conhecer os paradigmas e conceitos inerentes ao .NET, o seu framework e a orientação objetos no geral. A sintaxe é um pequeno detalhe. Conheço pessoas que até defendem que seria mais simples aprender em C#, pois desvincula vícios da programação com sintaxe de Basic.
 
Imagine também o custo que uma empresa teria em utilizar várias linguagens em .NET, sendo que todos tem que pensar da mesma forma. É muito mais prático padronizar com a linguagem "oficial", o C#.
 
De resto concordo com seu e-mail. A Microsoft foi muito inteligente em copiar o java, trazendo as vantagens típicas das suas soluções (como a ótima IDE) e avançando em alguns pontos.
 
abraços

Jorge Roberto Diniz Martins
[EMAIL PROTECTED]
www.unear.net
Tel.: +55 (21) 3389-2924
-----Original Message-----
From: Herval Freire [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Sent: sexta-feira, 1 de novembro de 2002 16:44
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: Re: [enterprise-list] CMP ou BMP

        Rafael,

        Concordo com o Anderson. Essa tua atitude eh algo como a do pessoal q ateh hoje utiliza Clipper pra tapar todos os buracos e fazer todas as aplicacoes...
        O .Net Framework eh uma otima arquitetura, a linguagem C# tem o aval de um orgao regulador e a CLR (Runtime do .Net) estah sendo estudada inclusive em teses de mestrado/doutorado. Eh muito interessante poder portar uma LINGUAGEM (como Haskell, ou Prolog) para .Net e depois ter seus programinhas antigos (teoricamente) rodando na plataforma (ou melhor, livre de plataforma).
        Todos na lista sao 'javeiros', mas nao precisam ser cegos. Existem vantagens sim...

        Soh vai ter 'sucesso, sempre', quem sabe se atualizar...

[]s

At 13:41 1/11/2002 -0200, you wrote:
> Apenas lembrando.... todo o .NET foi desenvolvido em cima de uma padrão
> aprovado pelo ECMA e logo-logo no ISO.
> Lembrando outra coisa, para os desavisados, .NET Framework rodará em várias
> plataformas. O Rotor desenvolvido pela própria MS estará disponível para
> FreeBDS e o MONO (este sim, já é realidade) para Linux.
>
> Graças a deus existe uma opção ao JAVA...e, não podemos esquecer, a
> concorrência faz com que nossos (seus) produtos fiquem melhores.
>
> Abraços e Sucesso,
>
> Anderson Haertel Rodrigues - aka AHR
> Florianópolis-SC
> ICQ: 160761625


-- 
Diogo C. Catossi
Infra-Estrutura de Sistemas
Medisoft Ltda.
Curitiba - PR - Brasil
(41) 229-4247

--------------------------------------------------------------------- Para cancelar a subscrição, envie mensagem para: [EMAIL PROTECTED] Para comandos adicionais, envie mensagem para: [EMAIL PROTECTED]

-------------------------------------------------
----------- Herval Freire de A. Júnior ----------
----- mailto:[EMAIL PROTECTED] -------
--------- http://www.herval.hpg.com.br ----------
----------------- UIN: 2067270 ------------------
-------------------------------------------------
--[The adepts are everywhere... awake! v0.666a]--
-------------------------------------------------

"Erros graves: julgar-se mais do que se é e estimar-se menos do que se merece".
  -- Goethe






---------------------------------------------------------------------
Para cancelar a subscri��o, envie mensagem para: [EMAIL PROTECTED]
Para comandos adicionais, envie mensagem para: [EMAIL PROTECTED]



Responder a