Bom, como ficou bem claro, a minha opiniao e' bem pessoal. Com certeza tem bem mais gente que pode nao achar agressivo nem sem nocao.

"It's terrible," De Raadt says.

Agressivo (pra mim). Se nao quizer ser agressivo, pode-se dizer que Linux nao e' muito bom, e de preferencia citar em que situacoes ele nao e muito bom e que outros sistemas (BSD) ou nao se sobresaem. "Eh terrivel" eh agressivo... msm pq discordo que Linux seja terrivel.

"Everyone is using it, and they don't realize how bad it is. And the Linux people will just stick with it and add to it rather than stepping back and saying, 'This is garbage and we should fix it.'"

Agressivo. Generalizando demais.

"Linux has never been about quality. There are so many parts of the system that are just these cheap little hacks, and it happens to run."

Na minha opiniao esse tipo de afirmacao nao agride apenas um sistema, mas sim toda uma comunidade de desenvolvedores e muita gente que de forma voluntaria contribui pro Linux, e mesmo desenvolvedores dedicados ao kernel Linux. Pra mim e falta de nocao falar de uma comunidade inteira, ainda que o proprio De Raadt rejeitasse 90% dos hacks que entram no Linux, isso nao significa que nao sirvam ao proposito do Linux. Isso me faz recordar da historia do Apache...

"I don't know what his focus is at all anymore, but it isn't quality."

Eu acho isso um ataque tambem. Alem de "dar a entender" (a famosa dar margem a interpretacao). "Se o foco do sistema nao eh qualidade oq eh? Dinheiro?" Eh possivel... mas como nao sao palavras claras, isso parece comentario da lavadeira na beira do rio falando da vida alheia...

Bom, nao vou continuar citando trechos... acho q nao ha necessidade disso. Afinal estamos tratando de opinioes e nao de fatos, e a minha opiniao eh que houve exagero... eh possivel q seja proposital, afinal "Eh a Forbes", mas isso nao me interessa.

Do meu ponto de vista, ao entrar em meritos "advocacy", nao importa apenas o que voce diz, mas sim a forma como voce diz. Da pra fazer quase todas as afirmacoes ai sem ser taxativo, agressivo, sem ataques diretos, sem dizer "isso eh lixo".

Isso eh o famoso dar comida na boca de Trolls. Pra mim isso foi um momento Troll do De Raadt. Nao vou me surpreender se algum desenvolvedor Linux ou qq coisa que o valha resolver "dar uma resposta `a altura". Apesar de nao concordar com o fato do Linus ter evitado comentar, fico feliz dele nao ter respondido no mesmo nivel, senao ia parecer briga de pivete.

Georges Kormikiaris wrote:
Olá Patrick,

Não achei o artigo agressivo nem nada, muito pelo contrário, achei instigante. O que vc achou "falta de noção" da parte do De Raadt? Por que o Torvalds respondeu com um cometário ad hominem ("ele é um cara difícil") e não respondeu à critica com relação à qualidade do código do Linux? Se a apresentação da estrutura de produção dos respectivos sistemas (o BSD com uma equipe menor e focada em qualidade e o Linux com uma equipe gigantesca, vagamente controlada e com foco em rapidez de produção) for correta, os argumentos do De Raadt não me pareceriam insultuosos...

E na questão econômica, ele foi preciso: só mesmo gente que transforma o Linux numa causa política meia-boca (porque ele pode ser sim uma causa política substanciosa) pra acreditar que é herói salvando o mundo das garras da M$ ao produzir código de graça...

[]'s
Georges