Sent: Friday, June 17, 2005 2:48 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Fwd: Re: Forbes Magazine on Linux and the BSDs. . .

Sei lá Patrick, não sei se eu interpreto diferentemente os adjetivos em
inglês, mas terrible não me parece algo tão agressivo assim.
Obviamente, a opinião do cara é forte e se resume, no que eu
interpretei das declarações dele ao seguinte:

1. Há problemas sérios no Linux,
2. Há coisas que de tão ruins deveriam simplesmente ser jogadas fora e
reescritas (veja, por exemplo essa discussão sobre o sistema de som do
Linux, a conclusão que eu tiro lendo é que é garbage...
http://apple.slashdot.org/article.pl?sid=05/06/12/
1315235&tid=179&tid=190&tid=1)
3. O BSD tem um padrão de desenvolvimento superior, focado na qualidade.

Acho que são pontos válidos, talvez a forma de expressá-los não tenha
sido muito feliz, mas é o conteúdo aqui que me interessa. Lembro de uma
entrevista do Linus à revista Info de alguns anos atrás em que ele
falou no mesmo tom, aliás muito pior, do Windows. Em suma, ele dizia
então que ninguém mais tinha condições de entender o código do Windows
de forma global (seria impossível ter uma visão da floresta...) pois o
Windows era a coisa mais remendada que existia. Veja só que curioso,
agora é o Linux que é acusado de ser um patchwork! Esse mundo dá muita
volta mesmo...

O Linux é um fenômeno sensacional, não digo que não. Mas tem muito
oba-oba em cima e acho que caras como ele que gastaram um tempo
razoável de suas vidas se dedicando ao BSD devem ficar muito p da vida
com esse oba-oba, aí na hora que dá uma entrevista de 50 linhas não dá
pro cara ficar explicando trecho de código, acaba generalizando... Ou o
jornalista não cita tudo o que o cara falou, não tem o espaço
suficiente, interesse, etc.

O Linus pode não ter entrado numa briga de pivete, mas podia ter dado
uma resposta técnica qualquer, por exemplo, aquele comentário que tem
lá no kernel e que teria motivado aquela empresa citada a trocar o
Linux pelo OpenBSD, das duas uma ou o jornalista responsável não
perguntou pra ele ou ele não quis responder...

[]'s
Georges