> Daniel,
>
> Todo software de DNS que se preze faz cache... até o windows :)

Eu sei, mas eu quis enfatizar o caso em que servidores de nomes são
dedicados a cache, por exemplo, eu tenho um, e sei que eles fazem um
ótimo papel, principalmente em casos onde a demora de um consulta faz
muito estrago, como por exemplo, um servidor de e-mail, faz diversas
consultas, e um resposta rápida é fundamental para o bom
funcionamento.

> Mas o tempo de cache do dns é fácil de ser controlado, através do TTL no
> seu arquivo de configuração. É você quem diz (atraves do seu ttl) quanto
> tempo seus registros devem permanecer no cache antes de outra consulta.
>
> O no-ip.org, por exemplo, até para seu funcionamento, utiliza ttl de 300
> segundos (5 minutos).
>
> Vale lembrar que quanto menor o ttl mais banda seu servidor de dns vai
> consumir (e que na maioria das vezes é desprezivel).

E maior o nível de carga do servidor DNS.

5 minutos, como o caso do no-ip, é muito tempo para um servidor Web em
produção, imagine o gmail 5 minutos fora do ar :) claro pode baixar
para 1 segundo o ttl, mas imagina o número de requisições que seria
feito no DNS, com certeza algo acima de 50% para a tradução de um
endereço de alguem muito acessado, acho que isso não seria uma forma
otimizada de fazer as coisas. mas como citado na thread, as coisas as
veses não ficam bonitas mas funcionam, neste caso funcionaria, mas
também teriamos que monitorar os servidores Web para ver quem está
vivo, e constantemente recaregar as informações deste endereço, isto é
possível, já que dar um reload no sistema inteiro iria fazer com que a
cache de outras consultas fossem para o buraco negro.

Então para esta solução seria viável o que foi citado no artigo da RNP
que colei acima.

> []'s
> Luiz

Daniel Bristot de Oliveira