of course not... 

payattention (rs...) 

----- Mensagem original ----- 
De: "Eric Saboia" <[email protected]> 
Para: "CodeIgniter Brasil" <[email protected]> 
Enviadas: Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010 11:36:04 
Assunto: Re: [CodeIgniter] Models 

model = Persistencia... rs... 

Falou isso sério? 


2010/10/15 Radames Galvao < [email protected] > 




model = Persistencia... rs... 

então cara acho legal esse esquema de criar uma ferramente de EAD... 

ja usei 3 ferramentas que juntas não dão uma... 

e a forma que foi feito o Google Wave... eu acho muito 

bacana para agregar em uma ferramenta de EAD. 

me responda, essa ferramente é para a empresa que vc trabalha ou um projeto 
pessoal? 




        
        
        
--- Mensagem original ----- 
De: "Marcus Cavalcanti" < [email protected] > 
Para: "CodeIgniter Brasil" < [email protected] > 
Enviadas: Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010 23:22:52 
Assunto: Re: [CodeIgniter] Models 




Daniel... model não tem nada a ver com BD, mas concordo que os frameworks 
introduziram assim e a maioria das pessoas aprende errado. 


Models são entidades sim e entidades não são BD, entidades são os componentes 
que tem valor para o negócio da sua aplicação, é basicamente o que o Eric falou 
no último post dessa thread. Nos modelos que devem ficar as regras de negócios 
específicas da entidade, por ex, digamos que você tenha a entidade Pessoa, 
nessa entidade que deveriam ficar os métodos andar(), comer(), falar(), etc, 
pois isso diz respeito a Pessoa e mais ninguém. 


Do jeito que você falou, se a minha aplicação não usa BD então eu não tenho as 
classes de modelo? Pensei nisso. 


Os frameworks MVC introduzem modelos como uma entidade anêmica, quando na 
verdade não deveriam ser. Dá uma lidinha no link abaixo depois: 


http://www.martinfowler.com/bliki/AnemicDomainModel.html 

-- 
Marcus Cavalcanti 
21 9144-5068 
www.marcuscavalcanti.net/blog 



2010/10/11 Daniel Medina < [email protected] > 


Eu também aprendi Model como sendo a representação da entidade/tabela do banco 
de dados. 
MAS, teoricamente, dá pra fazer Model que fale com mais de uma tabela e 
represente, então, mais de uma entidade/tabela do BD. 

Daniel 



2010/10/11 Vinicius Cruz < [email protected] > 





Eu vejo o model mais como um reflexo de uma entidade. 


Por exemplo, em um sistema/módulo de consulta médica, teriamos a entidade de 
paciente, médico, agenda, etc. 




Att, 
Vinicius Cruz 
http://twitter.com/vinaocruz 
http://www.zime.com.br/ 



Em 11 de outubro de 2010 11:30, Marcel Araujo < [email protected] > escreveu: 





Geralmente se cria os models baseados nas regras de negócios. Por exemplo, eu 
desenvolvo módulos de um sistema qualquer então, crio um um model para cada 
módulo e nele, crio todas functions que necessito para que o módulo funcione. 

-- 
Abraços...... 

Marcel Araujo 
System Analyst 
Manager at CodeIgniterBR 
Developer jQuery/PHP/Flex/CodeIgniter 
Linux User #490101 
http://br.linkedin.com/in/marcelaraujo 
http://www.twitter.com/marcelaraujo 
http://www.marcelaraujo.com.br 


_______________________________________________ 
[email protected] 
http://www.codeigniter.com.br 
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br 

--------------------------- 
Oportunidade de negócio 
http://www.franquiasargohost.net 
--------------------------- 



_______________________________________________ 
[email protected] 
http://www.codeigniter.com.br 
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br 

--------------------------- 
Oportunidade de negócio 
http://www.franquiasargohost.net 
--------------------------- 




-- 
Daniel Medina 

_______________________________________________ 
[email protected] 
http://www.codeigniter.com.br 
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br 

--------------------------- 
Oportunidade de negócio 
http://www.franquiasargohost.net 
--------------------------- 



_______________________________________________ 
[email protected] 
http://www.codeigniter.com.br 
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br 

--------------------------- 
Oportunidade de negócio 
http://www.franquiasargohost.net 
--------------------------- 

_______________________________________________ 
[email protected] 
http://www.codeigniter.com.br 
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br 

--------------------------- 
Oportunidade de negócio 
http://www.franquiasargohost.net 
--------------------------- 




-- 
Eric Saboia - eric.saboia.org 
PHP Zend Certified Engineer 


_______________________________________________ 
[email protected] 
http://www.codeigniter.com.br 
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br 

--------------------------- 
Oportunidade de negócio 
http://www.franquiasargohost.net 
--------------------------- 
_______________________________________________
[email protected]
http://www.codeigniter.com.br
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br

---------------------------
Oportunidade de negócio
http://www.franquiasargohost.net
---------------------------

Responder a