of course not... payattention (rs...)
----- Mensagem original ----- De: "Eric Saboia" <[email protected]> Para: "CodeIgniter Brasil" <[email protected]> Enviadas: Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010 11:36:04 Assunto: Re: [CodeIgniter] Models model = Persistencia... rs... Falou isso sério? 2010/10/15 Radames Galvao < [email protected] > model = Persistencia... rs... então cara acho legal esse esquema de criar uma ferramente de EAD... ja usei 3 ferramentas que juntas não dão uma... e a forma que foi feito o Google Wave... eu acho muito bacana para agregar em uma ferramenta de EAD. me responda, essa ferramente é para a empresa que vc trabalha ou um projeto pessoal? --- Mensagem original ----- De: "Marcus Cavalcanti" < [email protected] > Para: "CodeIgniter Brasil" < [email protected] > Enviadas: Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010 23:22:52 Assunto: Re: [CodeIgniter] Models Daniel... model não tem nada a ver com BD, mas concordo que os frameworks introduziram assim e a maioria das pessoas aprende errado. Models são entidades sim e entidades não são BD, entidades são os componentes que tem valor para o negócio da sua aplicação, é basicamente o que o Eric falou no último post dessa thread. Nos modelos que devem ficar as regras de negócios específicas da entidade, por ex, digamos que você tenha a entidade Pessoa, nessa entidade que deveriam ficar os métodos andar(), comer(), falar(), etc, pois isso diz respeito a Pessoa e mais ninguém. Do jeito que você falou, se a minha aplicação não usa BD então eu não tenho as classes de modelo? Pensei nisso. Os frameworks MVC introduzem modelos como uma entidade anêmica, quando na verdade não deveriam ser. Dá uma lidinha no link abaixo depois: http://www.martinfowler.com/bliki/AnemicDomainModel.html -- Marcus Cavalcanti 21 9144-5068 www.marcuscavalcanti.net/blog 2010/10/11 Daniel Medina < [email protected] > Eu também aprendi Model como sendo a representação da entidade/tabela do banco de dados. MAS, teoricamente, dá pra fazer Model que fale com mais de uma tabela e represente, então, mais de uma entidade/tabela do BD. Daniel 2010/10/11 Vinicius Cruz < [email protected] > Eu vejo o model mais como um reflexo de uma entidade. Por exemplo, em um sistema/módulo de consulta médica, teriamos a entidade de paciente, médico, agenda, etc. Att, Vinicius Cruz http://twitter.com/vinaocruz http://www.zime.com.br/ Em 11 de outubro de 2010 11:30, Marcel Araujo < [email protected] > escreveu: Geralmente se cria os models baseados nas regras de negócios. Por exemplo, eu desenvolvo módulos de um sistema qualquer então, crio um um model para cada módulo e nele, crio todas functions que necessito para que o módulo funcione. -- Abraços...... Marcel Araujo System Analyst Manager at CodeIgniterBR Developer jQuery/PHP/Flex/CodeIgniter Linux User #490101 http://br.linkedin.com/in/marcelaraujo http://www.twitter.com/marcelaraujo http://www.marcelaraujo.com.br _______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net --------------------------- _______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net --------------------------- -- Daniel Medina _______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net --------------------------- _______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net --------------------------- _______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net --------------------------- -- Eric Saboia - eric.saboia.org PHP Zend Certified Engineer _______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net ---------------------------
_______________________________________________ [email protected] http://www.codeigniter.com.br http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br --------------------------- Oportunidade de negócio http://www.franquiasargohost.net ---------------------------

