model = Persistencia... rs...
então cara acho legal esse esquema de criar uma ferramente de EAD...
ja usei 3 ferramentas que juntas não dão uma...
e a forma que foi feito o Google Wave... eu acho muito
bacana para agregar em uma ferramenta de EAD.
me responda, essa ferramente é para a empresa que vc trabalha ou um projeto
pessoal?
--- Mensagem original -----
De: "Marcus Cavalcanti" <[email protected]>
Para: "CodeIgniter Brasil" <[email protected]>
Enviadas: Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010 23:22:52
Assunto: Re: [CodeIgniter] Models
Daniel... model não tem nada a ver com BD, mas concordo que os frameworks
introduziram assim e a maioria das pessoas aprende errado.
Models são entidades sim e entidades não são BD, entidades são os componentes
que tem valor para o negócio da sua aplicação, é basicamente o que o Eric falou
no último post dessa thread. Nos modelos que devem ficar as regras de negócios
específicas da entidade, por ex, digamos que você tenha a entidade Pessoa,
nessa entidade que deveriam ficar os métodos andar(), comer(), falar(), etc,
pois isso diz respeito a Pessoa e mais ninguém.
Do jeito que você falou, se a minha aplicação não usa BD então eu não tenho as
classes de modelo? Pensei nisso.
Os frameworks MVC introduzem modelos como uma entidade anêmica, quando na
verdade não deveriam ser. Dá uma lidinha no link abaixo depois:
http://www.martinfowler.com/bliki/AnemicDomainModel.html
--
Marcus Cavalcanti
21 9144-5068
www.marcuscavalcanti.net/blog
2010/10/11 Daniel Medina < [email protected] >
Eu também aprendi Model como sendo a representação da entidade/tabela do banco
de dados.
MAS, teoricamente, dá pra fazer Model que fale com mais de uma tabela e
represente, então, mais de uma entidade/tabela do BD.
Daniel
2010/10/11 Vinicius Cruz < [email protected] >
Eu vejo o model mais como um reflexo de uma entidade.
Por exemplo, em um sistema/módulo de consulta médica, teriamos a entidade de
paciente, médico, agenda, etc.
Att,
Vinicius Cruz
http://twitter.com/vinaocruz
http://www.zime.com.br/
Em 11 de outubro de 2010 11:30, Marcel Araujo < [email protected] > escreveu:
Geralmente se cria os models baseados nas regras de negócios. Por exemplo, eu
desenvolvo módulos de um sistema qualquer então, crio um um model para cada
módulo e nele, crio todas functions que necessito para que o módulo funcione.
--
Abraços......
Marcel Araujo
System Analyst
Manager at CodeIgniterBR
Developer jQuery/PHP/Flex/CodeIgniter
Linux User #490101
http://br.linkedin.com/in/marcelaraujo
http://www.twitter.com/marcelaraujo
http://www.marcelaraujo.com.br
_______________________________________________
[email protected]
http://www.codeigniter.com.br
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br
---------------------------
Oportunidade de negócio
http://www.franquiasargohost.net
---------------------------
_______________________________________________
[email protected]
http://www.codeigniter.com.br
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br
---------------------------
Oportunidade de negócio
http://www.franquiasargohost.net
---------------------------
--
Daniel Medina
_______________________________________________
[email protected]
http://www.codeigniter.com.br
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br
---------------------------
Oportunidade de negócio
http://www.franquiasargohost.net
---------------------------
_______________________________________________
[email protected]
http://www.codeigniter.com.br
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br
---------------------------
Oportunidade de negócio
http://www.franquiasargohost.net
---------------------------
_______________________________________________
[email protected]
http://www.codeigniter.com.br
http://codeigniter.com.br/mailman/listinfo/lista_codeigniter.com.br
---------------------------
Oportunidade de negócio
http://www.franquiasargohost.net
---------------------------