> Artigo discute critérios de avaliação científica
> Seção: Comunicados / Imprensa UNIFESP/SPDM.
> Enviada por: LUIZ CARLOS LOPES
> Data: 05/09/2008 às 16:35h
>
> Em artigo recentemente publicado, Eduardo Katchburian, docente do
> Departamento de Morfologia e Genética da Unifesp critica a ditadura das
> avaliações sobre a produção científica que privilegiam as publicações em
> língua inglesa e utilizam critérios puramente numéricos, como a quantidade
> de citações, ou fatores de impacto das revistas e jornais para qualificar os
> trabalhos.
>
> O conteúdo completo do texto pode ser acessado no endereço:
> http://dgi.unifesp.br/si/publish_or_perish_a_provocation_by_e_katchburian.pdf

É estranho que ele tenha se dado ao trabalho de publicar o texto em
inglês...  Mas mais estranho ainda que ele não se envergonhe de
criticar o "índice h" (http://en.wikipedia.org/wiki/H-index) sem
sequer se dar ao trabalho de tentar compreender como ele é calculado!

Achei engraçado ele citar o exemplo do Mendel, que morreu com "grau de
impacto zero".  Hoje o monge das ervilhas recessivas é visto como um
herói lá em Brno, enquanto que a casa em que Gödel nasceu e cresceu,
na mesma cidade, é quase impossível de se encontrar.  Isto prova
alguma coisa?

Também acho que meus trabalhos não são lidos como eu gostaria, e
também gostaria de ser mais amado.  Mas não consegui entender qual a
*proposta* do ensaio do Katchburian.  Ou será que ele só queria
publicar mais um artigo?

JM

-- 
My homepage:
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a