> Não tem tanto a ver, mas aproveito e cito um trecho de um artigo de Rubem > Alves ( http://www.fm.usp.br/tutores/bom/bompt41.php ): >... > > Resultado da pressão "publish or perish", bote ovos ou sua cabeça será > > cortada, a docência termina por perder o sentido. Quem, numa universidade, > > só ensina, não vale nada. > > Os alunos passam a ser trambolhos para os pesquisadores: estes, ao invés de > > se dedicarem à tarefa institucionalmente significativa de botar ovos, são > > obrigados pela presença de alunos a "gastar" o seu tempo numa tarefa > > irrelevante: ensino não pode ser quantificado (quem disser que o ensino se > > mede pelo número de horas/aula é um idiota).
How professors spend their time http://www.phdcomics.com/comics.php?f=1060 >> criticar o "índice h" (http://en.wikipedia.org/wiki/H-index) sem >> sequer se dar ao trabalho de tentar compreender como ele é calculado! > > O prof. Eduardo já está (formalmente) aposentado... Mas ainda é pesquisador > CNPq (ver http://lattes.cnpq.br/1503427333364378). Boa desculpa... > Bem, como o título diz, o objetivo foi provocar. > Parece que ele conseguiu. O artigo foi bastante discutido em duas listas > para a qual reenviei (e eu mesmo recebi na lista da Sbc). > > A propósito, uma dessas listas é a bolsa_produtividade, onde estamos > discutindo o sistema de avaliação da produção científica no Brasil. > Um manifesto será divulgado em breve. Quem tiver interesse em participar das > discussões o endereço do grupo é: > http://groups.google.com/group/bolsa_produtividade Bacana. Manda pra gente um link pro texto do manifesto, tenho certeza de que será do interesse de vários membros desta lista! JM _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
