Em pvt, a discussão passou de Piaget a Popper. Me perguntaram o que achava
de Popper, e disse que embora o respeite, não creio em falseabilidade como
critério de cientificidade. Porque é ***muito difícil*** ter certeza,
experiência feita, que esta é crucial. (Vide o caso da trajetória encurvada
dos raios de luz devido a campos gravitacionais; ou mesmo a experiência da
gota de Millikan.)

E sobretudo porque há muita teoria científica inverificável, da teoria de
Einstein-Schrödinger a aspectos centrais da strong theory, e sobretudo da
M-theory. Vai lá, vai contar pros físicos que nada disso é científico,
vai...

E a matemática, como fica? Toda a moderna topologia diferencial a quatro
dimensões depende de uma teoria física, os campos de gauge. ``Arcabouço
formal pras ciências''? Petição de princípio, sim...

Tô mais pra Feyerabend: critérios de cientificidade são uma mixordia.
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a