Não é bem isso o que eu quis dizer e defender, mas...

2010/1/29 Arthur Buchsbaum <[email protected]>

>  Caros colegas:
>
>
>
> Ressalto que ocorre o mesmo com respeito a quase tudo com respeito às
> doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e do esoterismo em geral. Não são
> verificáveis, mas são, para muitos, como para eu próprio, por exemplo,
> convincentes, assim como diversos aspectos de teorias da Física também não
> são verificáveis, segundo o Prof. Dória, mas também são convincentes para
> muitos.
>
> Acontece porém que, quando afirmo acreditar (reconheço ser crença), ou
> sentir como plausível, tais doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e da
> Astrologia, muitos chegam a ficar irados comigo, mas não ocorre o mesmo com
> os defensores das teorias da Física citadas pela Prof. Dória. Isto é um
> exemplo de atitudes pré-conceituosas que muitos dos “cientistas” de hoje em
> dia assumem, porém quaisquer pré-conceitos são a antítese da verdadeira
> “Ciência”, a qual não é assumida plenamente pelos centros acadêmicos do
> mundo de hoje.
>
> Aproveito para apontar algo que parece fundamentar a Astrologia, que é a
> sincronicidade de tudo no Universo, o que é evidenciado especialmente pelo
> comportamento de partículas muito distantes, que “sabem” de alguma forma o
> que acontece com outras a grande distância. Não parece ser por transmissão
> pelo espaço-tempo, pois a sincronia entre as mesmas seria simultânea.
>
> Este assunto é relatado, por exemplo, em “Entanglement: The Greatest
> Mystery in Physics”, por Amir D. Aczel.
>
>
>
> a) Arthur Buchsbaum
>
>
>
>
>
> *De:* [email protected] [mailto:
> [email protected]] *Em nome de *Francisco Antonio Doria
> *Enviada em:* sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 08:25
> *Para:* [email protected]
> *Assunto:* [Logica-l] De Piaget a Popper
>
>
>
> Em pvt, a discussão passou de Piaget a Popper. Me perguntaram o que achava
> de Popper, e disse que embora o respeite, não creio em falseabilidade como
> critério de cientificidade. Porque é ***muito difícil*** ter certeza,
> experiência feita, que esta é crucial. (Vide o caso da trajetória encurvada
> dos raios de luz devido a campos gravitacionais; ou mesmo a experiência da
> gota de Millikan.)
>
> E sobretudo porque há muita teoria científica inverificável, da teoria de
> Einstein-Schrödinger a aspectos centrais da strong theory, e sobretudo da
> M-theory. Vai lá, vai contar pros físicos que nada disso é científico,
> vai...
>
> E a matemática, como fica? Toda a moderna topologia diferencial a quatro
> dimensões depende de uma teoria física, os campos de gauge. ``Arcabouço
> formal pras ciências''? Petição de princípio, sim...
>
> Tô mais pra Feyerabend: critérios de cientificidade são uma mixordia.
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a