Ué, concordamos, então... Pra lá de Marrakesh? Diria, pra láááá de Anchorage...
2010/1/31 Julio Stern <[email protected]> > > Doria: > > Eu nao estava de gozacao nao, > mas faco duas ressalvas: > > 1- Concordo que o Jung era p'ra la de confuso. > Eh preciso ler sua obra como fonte de inspiracao, > sem se ater a uma interpretacao rigorosa do texto. > Isto vale para oq o Jung fala de psicologia, > de fisica entao, ele as vezes viaja p´ra la de > Marrakech... > > 2- Uso o termo Sincronicidade estritamente como > eu o defini: Um relacao significativa (Semiotica) > mas Nao causal. > Acho este termo muito util em psicologia teorica, > psico-tearpia, psicologia clinica, etc. > Nunca o usei em Fisica. > (Nao digo que seja impossivel, mas nao tive ate > hoje uma oportunidade que considerasse adequada) > > Um abraco, > ---Julio (Stern) > > ------------------------------ > Date: Sun, 31 Jan 2010 07:02:06 -0200 > From: [email protected] > To: [email protected]; [email protected] > Subject: Re: [Logica-l] RES: pré-conceitos no ambiente acadêmico moderno > > > Bom, nisto vai meu feeling. Gosto muito de Jung; confuso, mas riquíssimo de > ideias. Um de seus livros mais interessantes é _A Psicologia da > Tranferência_, no qual compara a transmutação alquímica ao processo de > transferência numa terapia psicanalítica. > > Não sei se o Julio tava de gozação quando se referiu à sincronicidade, mas > me pergunto se o argumento EPR não delimita, na verdade, dois domínios para > os fenômenos físicos. Um, o espaçotempo. O outro, uma região (?) ou domínio > (?) onde não há nem espaço nem tempo. > > 2010/1/31 Arthur Buchsbaum <[email protected]> > > Caro Prof. Doria, seria bem interessante ressaltar tal conexão. Sinto que > um dos trabalhos acadêmicos mais importantes está em estabelecer ligações > entre áreas de conhecimento aparentemente distintas, pois um dos maiores > problemas de que padecem as universidades em geral está na sua cultura e > prática de fragmentação do conhecimento. (Organização por departamentos, > hiperespecialização, compartimentação, restrições ao intercâmbio entre > diferentes áreas, etc.) > > Lembro que Jung era um grande admirador de áreas como Astrologia, Alquimia, > Gnosticismo, etc. Ele não nutria pré-conceitos muito comuns à maioria dos > academicistas de hoje. > > As atuais filosofias das ciências são válidas, mas incompletas, pois a sua > visão é bem parcial e excludente. Uma filosofia da ciência mais completa > deveria: > > 1) Abarcar todas as práticas científicas, não apenas aquelas validadas > pelas academias por critérios, em sua maior parte, políticos, e eivados de > pré-conceitos. > > 2) Reconhecer e estudar todos os processos cognitivos, incluindo os > oriundos da Intuição. É pela Intuição que surgiram algumas das maiores > descobertas científicas. > > > > a) Arthur Buchsbaum > > > > *De:* Francisco Antonio Doria [mailto:[email protected]] > *Enviada em:* domingo, 31 de janeiro de 2010 00:00 > *Para:* Julio Stern > *Cc:* Arthur Buchsbaum; logical logical > *Assunto:* Re: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno > > > > Tenho pensado há muito em escrever um livro sobre Jung e a física. Tem mais > intuições em Jung sobre mecânica quântica do que na filosofia da ciência > convencional. > > 2010/1/30 Julio Stern <[email protected]> > > > > Caros colegas: > > > > Acho conveniente a definicao Jungiana do > > conceito de Sincronicidade, a saber, > > uma relacao Significativa mas Nao Causal. > > > > Assim entendido o termo sincronicidade, > > acho muito natural encontrarmos em uma > > area como psicologia, relacoes sincronicas, > > que sao essencialmente nao verificaveis no > > sentido Popperiano. > > > > Assim entendido o termo sincronicidade, > > fica facil ver um tratado alquimico como > > um discurso com dupla semantica: > > 1- Um tratado de quimica primitiva, falando > > de procedimentos verificaveis na area. > > 2- Um tratado mistico e/ou psicologico, > > falando de resultados altamente significativos > > mas absolutamente nao verificaveis. > > Ademais estas duas correntes de discurso > > se trancam e tramam em lindos tecidos e > > bordados... > > > > ---Julio > > > > > ------------------------------ > > From: [email protected] > To: [email protected] > Date: Fri, 29 Jan 2010 21:34:15 -0200 > Subject: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno > Caros colegas: > > Ressalto que ocorre o mesmo com respeito a quase tudo com respeito às > doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e do esoterismo em geral. Não são > verificáveis, mas são, para muitos, como para eu próprio, por exemplo, > convincentes, .... > ... > Aproveito para apontar algo que parece fundamentar a Astrologia, que é a > sincronicidade de tudo no Universo, o que é evidenciado especialmente pelo > comportamento de partículas muito distantes, que “sabem” de alguma forma o > que acontece com outras a grande distância. Não parece ser por transmissão > pelo espaço-tempo, pois a sincronia entre as mesmas seria simultânea.... > ... > a) Arthur Buchsbaum > > > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > > > > ------------------------------ > Hotmail: Trusted email with Microsoft’s powerful SPAM protection. Sign up > now. <http://clk.atdmt.com/GBL/go/196390706/direct/01/> >
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
