Ué, concordamos, então...

Pra lá de Marrakesh? Diria, pra láááá de Anchorage...

2010/1/31 Julio Stern <[email protected]>

>
> Doria:
>
> Eu nao estava de gozacao nao,
> mas faco duas ressalvas:
>
> 1- Concordo que o Jung era p'ra la de confuso.
> Eh preciso ler  sua obra como fonte de inspiracao,
> sem se ater a uma interpretacao rigorosa do texto.
> Isto vale para oq o Jung fala de psicologia,
> de fisica entao, ele as vezes viaja p´ra la de
> Marrakech...
>
> 2- Uso o termo Sincronicidade estritamente como
> eu o defini: Um relacao significativa (Semiotica)
> mas Nao causal.
> Acho este termo muito util em psicologia teorica,
> psico-tearpia, psicologia clinica, etc.
> Nunca o usei em Fisica.
> (Nao digo que seja impossivel, mas nao tive ate
> hoje uma oportunidade que considerasse adequada)
>
> Um abraco,
> ---Julio (Stern)
>
> ------------------------------
> Date: Sun, 31 Jan 2010 07:02:06 -0200
> From: [email protected]
> To: [email protected]; [email protected]
> Subject: Re: [Logica-l] RES: pré-conceitos no ambiente acadêmico moderno
>
>
> Bom, nisto vai meu feeling. Gosto muito de Jung; confuso, mas riquíssimo de
> ideias. Um de seus livros mais interessantes é _A Psicologia da
> Tranferência_, no qual compara a transmutação alquímica ao processo de
> transferência numa terapia psicanalítica.
>
> Não sei se o Julio tava de gozação quando se referiu à sincronicidade, mas
> me pergunto se o argumento EPR não delimita, na verdade, dois domínios para
> os fenômenos físicos. Um, o espaçotempo. O outro, uma região (?) ou domínio
> (?) onde não há nem espaço nem tempo.
>
> 2010/1/31 Arthur Buchsbaum <[email protected]>
>
>  Caro Prof. Doria, seria bem interessante ressaltar tal conexão. Sinto que
> um dos trabalhos acadêmicos mais importantes está em estabelecer ligações
> entre áreas de conhecimento aparentemente distintas, pois um dos maiores
> problemas de que padecem as universidades em geral está na sua cultura e
> prática de fragmentação do conhecimento. (Organização por departamentos,
> hiperespecialização, compartimentação, restrições ao intercâmbio entre
> diferentes áreas, etc.)
>
> Lembro que Jung era um grande admirador de áreas como Astrologia, Alquimia,
> Gnosticismo, etc. Ele não nutria pré-conceitos muito comuns à maioria dos
> academicistas de hoje.
>
> As atuais filosofias das ciências são válidas, mas incompletas, pois a sua
> visão é bem parcial e excludente. Uma filosofia da ciência mais completa
> deveria:
>
> 1) Abarcar todas as práticas científicas, não apenas aquelas validadas
> pelas academias por critérios, em sua maior parte, políticos, e eivados de
> pré-conceitos.
>
> 2) Reconhecer e estudar todos os processos cognitivos, incluindo os
> oriundos da Intuição. É pela Intuição que surgiram algumas das maiores
> descobertas científicas.
>
>
>
> a) Arthur Buchsbaum
>
>
>
> *De:* Francisco Antonio Doria [mailto:[email protected]]
> *Enviada em:* domingo, 31 de janeiro de 2010 00:00
> *Para:* Julio Stern
> *Cc:* Arthur Buchsbaum; logical logical
> *Assunto:* Re: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno
>
>
>
> Tenho pensado há muito em escrever um livro sobre Jung e a física. Tem mais
> intuições em Jung sobre mecânica quântica do que na filosofia da ciência
> convencional.
>
> 2010/1/30 Julio Stern <[email protected]>
>
>
>
> Caros colegas:
>
>
>
> Acho conveniente a definicao Jungiana do
>
> conceito de Sincronicidade, a saber,
>
> uma relacao Significativa mas Nao Causal.
>
>
>
> Assim entendido o termo sincronicidade,
>
> acho muito natural encontrarmos em uma
>
> area como psicologia, relacoes sincronicas,
>
> que sao essencialmente nao verificaveis no
>
> sentido Popperiano.
>
>
>
> Assim entendido o termo sincronicidade,
>
> fica facil ver um tratado alquimico como
>
> um discurso com dupla semantica:
>
> 1- Um tratado de quimica primitiva, falando
>
> de procedimentos verificaveis na area.
>
> 2- Um tratado mistico e/ou psicologico,
>
> falando de resultados altamente significativos
>
> mas absolutamente nao verificaveis.
>
> Ademais estas duas correntes de discurso
>
> se trancam e tramam em lindos tecidos e
>
> bordados...
>
>
>
> ---Julio
>
>
>
>
>  ------------------------------
>
> From: [email protected]
> To: [email protected]
> Date: Fri, 29 Jan 2010 21:34:15 -0200
> Subject: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno
>  Caros colegas:
>
> Ressalto que ocorre o mesmo com respeito a quase tudo com respeito às
> doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e do esoterismo em geral. Não são
> verificáveis, mas são, para muitos, como para eu próprio, por exemplo,
> convincentes, ....
> ...
> Aproveito para apontar algo que parece fundamentar a Astrologia, que é a
> sincronicidade de tudo no Universo, o que é evidenciado especialmente pelo
> comportamento de partículas muito distantes, que “sabem” de alguma forma o
> que acontece com outras a grande distância. Não parece ser por transmissão
> pelo espaço-tempo, pois a sincronia entre as mesmas seria simultânea....
> ...
> a) Arthur Buchsbaum
>
>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
>
> ------------------------------
> Hotmail: Trusted email with Microsoft’s powerful SPAM protection. Sign up
> now. <http://clk.atdmt.com/GBL/go/196390706/direct/01/>
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a