Caros colegas:

 

Ressalto que ocorre o mesmo com respeito a quase tudo com respeito às
doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e do esoterismo em geral. Não são
verificáveis, mas são, para muitos, como para eu próprio, por exemplo,
convincentes, assim como diversos aspectos de teorias da Física também não
são verificáveis, segundo o Prof. Dória, mas também são convincentes para
muitos.

Acontece porém que, quando afirmo acreditar (reconheço ser crença), ou
sentir como plausível, tais doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e da
Astrologia, muitos chegam a ficar irados comigo, mas não ocorre o mesmo com
os defensores das teorias da Física citadas pela Prof. Dória. Isto é um
exemplo de atitudes pré-conceituosas que muitos dos “cientistas” de hoje em
dia assumem, porém quaisquer pré-conceitos são a antítese da verdadeira
“Ciência”, a qual não é assumida plenamente pelos centros acadêmicos do
mundo de hoje.

Aproveito para apontar algo que parece fundamentar a Astrologia, que é a
sincronicidade de tudo no Universo, o que é evidenciado especialmente pelo
comportamento de partículas muito distantes, que “sabem” de alguma forma o
que acontece com outras a grande distância. Não parece ser por transmissão
pelo espaço-tempo, pois a sincronia entre as mesmas seria simultânea.

Este assunto é relatado, por exemplo, em “Entanglement: The Greatest Mystery
in Physics”, por Amir D. Aczel.

 

a) Arthur Buchsbaum

 

 

De: [email protected] [mailto:[email protected]]
Em nome de Francisco Antonio Doria
Enviada em: sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 08:25
Para: [email protected]
Assunto: [Logica-l] De Piaget a Popper

 

Em pvt, a discussão passou de Piaget a Popper. Me perguntaram o que achava
de Popper, e disse que embora o respeite, não creio em falseabilidade como
critério de cientificidade. Porque é ***muito difícil*** ter certeza,
experiência feita, que esta é crucial. (Vide o caso da trajetória encurvada
dos raios de luz devido a campos gravitacionais; ou mesmo a experiência da
gota de Millikan.) 

E sobretudo porque há muita teoria científica inverificável, da teoria de
Einstein-Schrödinger a aspectos centrais da strong theory, e sobretudo da
M-theory. Vai lá, vai contar pros físicos que nada disso é científico,
vai...

E a matemática, como fica? Toda a moderna topologia diferencial a quatro
dimensões depende de uma teoria física, os campos de gauge. ``Arcabouço
formal pras ciências''? Petição de princípio, sim...

Tô mais pra Feyerabend: critérios de cientificidade são uma mixordia. 

_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a