Eta trocinho complicado, Arthur... 2010/1/31 Arthur Buchsbaum <[email protected]>
> Caro Prof. Doria: > > > > Segundo o Hermetismo e doutrinas como a Vedanta, existiriam duas condições > existenciais: > > 1) Este mundo em que aparentemente vivemos, onde manifesta-se o > espaço-tempo, mas que seria, em essência, ilusório. > > 2) O Transcendente, onde não há espaço-tempo. É um Nada. Nele não existem > coisas, nem formas, nem nada do que conhecemos, apenas nada, mas que é Tudo > que realmente existe. David Bohm chama esta condição de a “pré-forma da > forma”. Não possui nada tangível, mas possuiria toda a informação necessária > para a construção mental de infinitos mundos, inclusive deste Universo em > que aparentemente vivemos. > > O Transcendente também é a unidade essencial de tudo quanto há. Tudo que > existe seria interligado de forma instantânea por este Nada. Tudo que ocorre > em qualquer lugar do Universo também estaria ocorrendo de uma forma > correspondente em quaisquer outros lugares. Por exemplo, as sucessivas > posições de Júpiter no Sistema Solar refletem ocorrências do que está > ocorrendo em todas as coisas deste Universo, e também em tudo quanto há. Não > é por transmissão no espaço-tempo, mas simplesmente por sincronicidade, pois > tudo quanto há é o Nada. Vale o mesmo para qualquer outro planeta, e também > para uma borboleta ou um verme. Para tudo que uma borboleta faz, ocorre algo > correspondente com todas as coisas do Universo, em todas as suas partes, não > por qualquer transmissão, simplesmente por sincronicidade. Isto é algo que, > no meu entender, fundamenta a Astrologia. > > Ressalto que, quando falo de Astrologia, não me refiro a práticas ou > crenças expressas nas revistas e jornais populares, ou em diversos livros, > de forma muitas vezes equivocada, que também usam esta palavra, mas sim a um > conhecimento arcano, oriundo das mais elevadas escolas de mistérios do > Egito, da Caldeia, e de outros lugares onde eram praticadas algumas das mais > elevadas formas de Ciência. > > > > a) Arthur Buchsbaum > > > > *De:* Francisco Antonio Doria [mailto:[email protected]] > *Enviada em:* domingo, 31 de janeiro de 2010 07:02 > *Para:* Arthur Buchsbaum; [email protected] > *Assunto:* Re: [Logica-l] RES: pré-conceitos no ambiente acadêmico moderno > > > > Bom, nisto vai meu feeling. Gosto muito de Jung; confuso, mas riquíssimo de > ideias. Um de seus livros mais interessantes é _A Psicologia da > Tranferência_, no qual compara a transmutação alquímica ao processo de > transferência numa terapia psicanalítica. > > Não sei se o Julio tava de gozação quando se referiu à sincronicidade, mas > me pergunto se o argumento EPR não delimita, na verdade, dois domínios para > os fenômenos físicos. Um, o espaçotempo. O outro, uma região (?) ou domínio > (?) onde não há nem espaço nem tempo. > > 2010/1/31 Arthur Buchsbaum <[email protected]> > > Caro Prof. Doria, seria bem interessante ressaltar tal conexão. Sinto que > um dos trabalhos acadêmicos mais importantes está em estabelecer ligações > entre áreas de conhecimento aparentemente distintas, pois um dos maiores > problemas de que padecem as universidades em geral está na sua cultura e > prática de fragmentação do conhecimento. (Organização por departamentos, > hiperespecialização, compartimentação, restrições ao intercâmbio entre > diferentes áreas, etc.) > > Lembro que Jung era um grande admirador de áreas como Astrologia, Alquimia, > Gnosticismo, etc. Ele não nutria pré-conceitos muito comuns à maioria dos > academicistas de hoje. > > As atuais filosofias das ciências são válidas, mas incompletas, pois a sua > visão é bem parcial e excludente. Uma filosofia da ciência mais completa > deveria: > > 1) Abarcar todas as práticas científicas, não apenas aquelas validadas > pelas academias por critérios, em sua maior parte, políticos, e eivados de > pré-conceitos. > > 2) Reconhecer e estudar todos os processos cognitivos, incluindo os > oriundos da Intuição. É pela Intuição que surgiram algumas das maiores > descobertas científicas. > > > > a) Arthur Buchsbaum > > > > *De:* Francisco Antonio Doria [mailto:[email protected]] > *Enviada em:* domingo, 31 de janeiro de 2010 00:00 > *Para:* Julio Stern > *Cc:* Arthur Buchsbaum; logical logical > *Assunto:* Re: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno > > > > Tenho pensado há muito em escrever um livro sobre Jung e a física. Tem mais > intuições em Jung sobre mecânica quântica do que na filosofia da ciência > convencional. > > 2010/1/30 Julio Stern <[email protected]> > > > > Caros colegas: > > > > Acho conveniente a definicao Jungiana do > > conceito de Sincronicidade, a saber, > > uma relacao Significativa mas Nao Causal. > > > > Assim entendido o termo sincronicidade, > > acho muito natural encontrarmos em uma > > area como psicologia, relacoes sincronicas, > > que sao essencialmente nao verificaveis no > > sentido Popperiano. > > > > Assim entendido o termo sincronicidade, > > fica facil ver um tratado alquimico como > > um discurso com dupla semantica: > > 1- Um tratado de quimica primitiva, falando > > de procedimentos verificaveis na area. > > 2- Um tratado mistico e/ou psicologico, > > falando de resultados altamente significativos > > mas absolutamente nao verificaveis. > > Ademais estas duas correntes de discurso > > se trancam e tramam em lindos tecidos e > > bordados... > > > > ---Julio > > > > > ------------------------------ > > From: [email protected] > To: [email protected] > Date: Fri, 29 Jan 2010 21:34:15 -0200 > Subject: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno > > Caros colegas: > > > > Ressalto que ocorre o mesmo com respeito a quase tudo com respeito às > doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e do esoterismo em geral. Não são > verificáveis, mas são, para muitos, como para eu próprio, por exemplo, > convincentes, ..... > > ... > > Aproveito para apontar algo que parece fundamentar a Astrologia, que é a > sincronicidade de tudo no Universo, o que é evidenciado especialmente pelo > comportamento de partículas muito distantes, que “sabem” de alguma forma o > que acontece com outras a grande distância. Não parece ser por transmissão > pelo espaço-tempo, pois a sincronia entre as mesmas seria simultânea.... > > ... > > a) Arthur Buchsbaum > > > > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > > > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > >
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
