Mas essas disciplinas não estão separadas. A matemática é a linguagem que a física utiliza para expressar seus conceitos. Assim como a física, a biologia e a química se complementam para explicar a natureza. Elas são divididas para falicitar o estudo e compreensão. Em ciência, saber o método é fudamental, por isso, Popper tem razão ao dizer que a ciência precisa ser empírica. Cada vez mais, se investiga a metodologia para formular as conclusões, os conceitos e chegar as leis. Por isso, se questiona Astrologia como ciência (que hoje se aproxima muito do exoterismo, não como era utilizada pelos orientais na antiguidade) e outras doutrinas e conhecimentos, como o Criacionismo ou a Homeopatia. Assim, para se reconhecer ciência é necessário mostrar o método e sua reprodutibilidade, bem como, o rigor da metodologia aplicada. Como disse alguém: a melhor pergunta científica é a respondível, ou seja, através dos experimentos.
Em 30 de janeiro de 2010 16:04, Francisco Antonio Doria <[email protected] > escreveu: > Tem outro problema: as ciências não são bem delimitadas. Onde termina a > matemática e começa a física? Como separar a ecologia das populações das > experiências em química com processos de reação-difusão (tipo p.e. > Byeluzov-Jabotinski?) - ou similares? Testes experimentais da teoria dos > jogos, em economia e psicologia? > > Complicado dizer onde termina a matemática e começam outras disciplinas... > > 2010/1/30 Decio Krause <[email protected]> > > Excelente ponto, Doria. Belo exemplo. >> D. >> >> ________________________________ >> Decio Krause >> Departamento de Filosofia >> Universidade Federal de Santa Catarina >> 88040-990 Florianópolis, SC -- Brasil >> [email protected] >> www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause> >> ________________________________ >> *Doctor Bell say we’re connected,* >> *He called me on the phone,* >> *But if we’re really together baby,* >> *How can I feel so all alone?* >> (Bell's Theorem Blues) >> >> Em 30/01/2010, às 15:27, Francisco Antonio Doria escreveu: >> >> Azar do Popper... Acaba de chutar pra lata de lixo, junto, Einstein, >> Witten, Tegmark, Michael Freedman, Sam Donaldson... >> >> Tem que ter uma caracterização sensata, Julio. Vou dar um exemplo de >> enunciado tautológico matemático: >> >> Dada uma variedade R^4 com a topologia produto induzida da reta, então >> existe um continuum de estruturas diferenciáveis para tal variedade, não >> mutuamente difeomorfas, e compatíveis com a topologia produto de R^4 visto >> como variedade topológica. >> >> (Se isso é uma tautologia, no sentido quoridiano do termo, minha vó era >> bicicleta...) >> >> A gente tem que dar caracterizações minimamente razoáveis, Julio. Dizer >> que a matemática não é ciência não ajuda em nada - porque ela o é, queira-o >> Popper ou não, até porque a prova do resultado acima exige resultados de >> ***física***, das teorias de gauge. >> >> Na prática, a teoria é outra. >> >> 2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]> >> >>> Doria, >>> >>> Segundo Popper "ciência" é ciência empírica. Deve haver controle empírico >>> das teorias. Todos os enunciados matemáticos são tautológicos, portanto, não >>> são ciência. >>> >>> Antes de discutir se a matemática é ciência ou não, ô senhor deve apontar >>> qual o significado está dando ao termo. >>> >>> E mesmo assim, diz John Searle: >>> >>> "Se pudesse, dispensaria alegremente esta palavra. 'Ciência' tornou-se um >>> termo honorífico e todos os tipos de disciplinas que são completamente >>> dessemelhantes da Física e da Química de boa vontade se denominam a si >>> mesmas 'Ciências'. Uma boa regra empírica a reter na mente é que tudo aquilo >>> que se chama 'Ciência' provavelmente não o é - por exemplo, ciência cristã, >>> ou ciência militar e, possivelmente, também ciência cognitiva ou ciência >>> social." [*Minds, Brains and Science*] >>> >>> Julio Fontana >>> Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio >>> Especialização em cultura clássica greco-latina. >>> >>> ------------------------------ >>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top >>> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>- >>> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>- >>> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>- >>> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/> >>> >>> _______________________________________________ >>> Logica-l mailing list >>> [email protected] >>> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l >>> >>> >> _______________________________________________ >> Logica-l mailing list >> [email protected] >> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l >> >> >> > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > > -- O que me tranqüiliza é que tudo o que existe, existe com uma precisão absoluta. O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete não transborda nem uma fração de milímetro além do tamanho de uma cabeça de alfinete. Tudo o que existe é de uma grande exatidão. Pena é que a maior parte do que existe com essa exatidão nos é tecnicamente invisível. O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas. Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição. God bless you!!! Josué. Viste também: http://keepoutbox.blogspot.com
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
