Um detalhe: frequentemente a gente precisa esperar uma ou duas gerações para
que a teoria possa ser testada. Por exemplo, o paradoxo EPR é de 1935, mas
só foi testado 46 anos depois, em 1981, por Alain Aspect. E teve ***muito***
desenvolvimento teórico não trivial intermédio, como p.e. as desigualdades
de Bell.

Ou seja - foi irrefutável, na prática, por duas gerações. E com certeza ***a
teoria determinou de que modo poderiam ser feitos os testes cruciais***.
Isto mostra que o fundamental é a teoria, e não o teste.

2010/1/30 Julio Fontana <[email protected]>

> Defendi o critério de demarcação popperiano contra Doria. Em primeiro lugar
> acho melhor falar em refutabilidade. Uma teoria para ser caracterizada de
> "científica" deve ser refutável. Isso não quer dizer que essa status seja
> atribuído a ela somente após ocorrida sua refutação. Isso pode nem mesmo
> ocorrer e ela ser substituída por uma outra qualquer devido a outros
> motivos. O que Popper aponta é que para uma teoria ser criticável, isto é,
> que possa ser intersubjetiva, ela deve ser refutável. Deve dizer algo sobre
> a realidade, seja ela observável ou não.
>
> Aproveitando que John Horgan foi citado faz pouco tempo na lista aproveito
> para apontar para um exemplo que ele mesmo deu. Ele disse que a cosmologia,
> essa de Penrose, Hawking seria "ciência irônica", pós-empírica. Destarte,
> segundo seus critérios, a cosmologia atual não seria ciência da mesma forma
> que a física clássica. Para Popper não. A cosmologia atual seria ciência por
> partir de audaciosas conjecturas e permitir refutações, ou seja, controle
> empírico. Deve-se atentar para a distinção entre o contexto de descoberta e
> de justificação. Sem essa distinção voltamos a examinar fontes. O próprio
> Popper deixa a desejar nesse ponto, quando empreende sua cruzada contra a
> indução. Teoria obtidas por método indutivo devem ser submetidas à crítica,
> ao controle empírico, para assim, serem consideradas científicas.
> Para por aqui, para deixar com que outros se manifestem e então posso
> trabalhar em cima das respostas.
> Julio Fontana
> Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
> Especialização em cultura clássica greco-latina.
>
> ------------------------------
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>-
> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>-
> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>-
> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a