string theory, my fault...

2010/1/29 Francisco Antonio Doria <[email protected]>

> Em pvt, a discussão passou de Piaget a Popper. Me perguntaram o que achava
> de Popper, e disse que embora o respeite, não creio em falseabilidade como
> critério de cientificidade. Porque é ***muito difícil*** ter certeza,
> experiência feita, que esta é crucial. (Vide o caso da trajetória encurvada
> dos raios de luz devido a campos gravitacionais; ou mesmo a experiência da
> gota de Millikan.)
>
> E sobretudo porque há muita teoria científica inverificável, da teoria de
> Einstein-Schrödinger a aspectos centrais da strong theory, e sobretudo da
> M-theory. Vai lá, vai contar pros físicos que nada disso é científico,
> vai...
>
> E a matemática, como fica? Toda a moderna topologia diferencial a quatro
> dimensões depende de uma teoria física, os campos de gauge. ``Arcabouço
> formal pras ciências''? Petição de princípio, sim...
>
> Tô mais pra Feyerabend: critérios de cientificidade são uma mixordia.
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a