Numa das formas mais usuais de se construir a teoria axiomática de
conjuntos (axiomatische Mengenlehre), a ontologia desta teoria (seu
domínio de quantificação) é composta exclusivamente de conjuntos
(Menge) --- ou também de classes, Urelemente e criaturas afins,
entidades abstratas.  Neste tipo de teoria não há "conjuntos de alunos
da CUNY".

Alguém poderia considerar "lamentável" que autores matemáticos
respeitáveis da área de Teoria Axiomática dos Conjuntos comecem seus
livros com exemplos informais de coleções, grupos, conglomerados, e
outras coisas do gênero --- ao invés de falar de *conjuntos*, como
deveriam.

Um pouco mais de tolerância e cortesia poderiam tornar estas conversas
muitíssimo mais agradáveis.

JM


2013/1/26 Rodrigo Podiacki <[email protected]>:
> Existem teorias, como ZF, em que só há conjuntos; existem teorias, como
> KM, em que há outras coisas além de conjuntos. Isso não muda o fato de que
> um conjunto de pessoas é algo abstrato; pessoas, não.
>
> "Na teoria dos conjountos nao ha molecules, macacos vermelhos ou estudantes
> de Nova Iorque"
>
> Ainda bem que temos você para nos informar disso.
>
> Em 26 de janeiro de 2013 14:53, jean-yves beziau 
> <[email protected]>escreveu:
>
>> Rodrigo Podiacki:
>> "Se um grupo de determinadas coisas é um conjunto,
>> isso significa que as coisas que formam esse grupo também são um conjunto?"
>>
>> Zerrmelo Fraenkel:
>> "Sim! Elementos de um conjunto sao necessaramente conjuntos.
>> Na teoria dos conjountos nao ha molecules, macacos vermelhos ou estudantes
>> de Nova Iorque"

-- 
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a