Alors, il n'y a pas de singes, pas de molécules, etc. Enfin, aucun problème.

Ou seja, existem dois sentidos para o termo conjunto nos livros (de
introdução à teoria de conjuntos): no sentido exclusivamente matemático é
somente uma abstração e seus elementos são abstrações matemáticas também. O
sentido mais cotidiano, mais intuitivo, é o de coleção, daí poder-se pensar
em elementos não-abstratos. Mais uma prova de que a construção da
matemática admite várias interpretações, ao contrário do querem os mais
ortodoxos.


Em 26 de janeiro de 2013 17:52, Joao Marcos <[email protected]> escreveu:

> Numa das formas mais usuais de se construir a teoria axiomática de
> conjuntos (axiomatische Mengenlehre), a ontologia desta teoria (seu
> domínio de quantificação) é composta exclusivamente de conjuntos
> (Menge) --- ou também de classes, Urelemente e criaturas afins,
> entidades abstratas.  Neste tipo de teoria não há "conjuntos de alunos
> da CUNY".
>
> Alguém poderia considerar "lamentável" que autores matemáticos
> respeitáveis da área de Teoria Axiomática dos Conjuntos comecem seus
> livros com exemplos informais de coleções, grupos, conglomerados, e
> outras coisas do gênero --- ao invés de falar de *conjuntos*, como
> deveriam.
>
> Um pouco mais de tolerância e cortesia poderiam tornar estas conversas
> muitíssimo mais agradáveis.
>
> JM
>
>
> 2013/1/26 Rodrigo Podiacki <[email protected]>:
> > Existem teorias, como ZF, em que só há conjuntos; existem teorias, como
> > KM, em que há outras coisas além de conjuntos. Isso não muda o fato de
> que
> > um conjunto de pessoas é algo abstrato; pessoas, não.
> >
> > "Na teoria dos conjountos nao ha molecules, macacos vermelhos ou
> estudantes
> > de Nova Iorque"
> >
> > Ainda bem que temos você para nos informar disso.
> >
> > Em 26 de janeiro de 2013 14:53, jean-yves beziau <[email protected]
> >escreveu:
> >
> >> Rodrigo Podiacki:
> >> "Se um grupo de determinadas coisas é um conjunto,
> >> isso significa que as coisas que formam esse grupo também são um
> conjunto?"
> >>
> >> Zerrmelo Fraenkel:
> >> "Sim! Elementos de um conjunto sao necessaramente conjuntos.
> >> Na teoria dos conjountos nao ha molecules, macacos vermelhos ou
> estudantes
> >> de Nova Iorque"
>
> --
> http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a