Alors, il n'y a pas de singes, pas de molécules, etc. Enfin, aucun problème.
Ou seja, existem dois sentidos para o termo conjunto nos livros (de introdução à teoria de conjuntos): no sentido exclusivamente matemático é somente uma abstração e seus elementos são abstrações matemáticas também. O sentido mais cotidiano, mais intuitivo, é o de coleção, daí poder-se pensar em elementos não-abstratos. Mais uma prova de que a construção da matemática admite várias interpretações, ao contrário do querem os mais ortodoxos. Em 26 de janeiro de 2013 17:52, Joao Marcos <[email protected]> escreveu: > Numa das formas mais usuais de se construir a teoria axiomática de > conjuntos (axiomatische Mengenlehre), a ontologia desta teoria (seu > domínio de quantificação) é composta exclusivamente de conjuntos > (Menge) --- ou também de classes, Urelemente e criaturas afins, > entidades abstratas. Neste tipo de teoria não há "conjuntos de alunos > da CUNY". > > Alguém poderia considerar "lamentável" que autores matemáticos > respeitáveis da área de Teoria Axiomática dos Conjuntos comecem seus > livros com exemplos informais de coleções, grupos, conglomerados, e > outras coisas do gênero --- ao invés de falar de *conjuntos*, como > deveriam. > > Um pouco mais de tolerância e cortesia poderiam tornar estas conversas > muitíssimo mais agradáveis. > > JM > > > 2013/1/26 Rodrigo Podiacki <[email protected]>: > > Existem teorias, como ZF, em que só há conjuntos; existem teorias, como > > KM, em que há outras coisas além de conjuntos. Isso não muda o fato de > que > > um conjunto de pessoas é algo abstrato; pessoas, não. > > > > "Na teoria dos conjountos nao ha molecules, macacos vermelhos ou > estudantes > > de Nova Iorque" > > > > Ainda bem que temos você para nos informar disso. > > > > Em 26 de janeiro de 2013 14:53, jean-yves beziau <[email protected] > >escreveu: > > > >> Rodrigo Podiacki: > >> "Se um grupo de determinadas coisas é um conjunto, > >> isso significa que as coisas que formam esse grupo também são um > conjunto?" > >> > >> Zerrmelo Fraenkel: > >> "Sim! Elementos de um conjunto sao necessaramente conjuntos. > >> Na teoria dos conjountos nao ha molecules, macacos vermelhos ou > estudantes > >> de Nova Iorque" > > -- > http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
