Marcelo Finger <mfin...@ime.usp.br> escreveu:

> Mesmo em eventos em que há a presença de algumas mulheres, a postura
> é, em geral, masculina: um bando de gente batendo a mão no peito e
> mostrando os dentes.

:-D Essa frase raiou o meu dia, Marcelo!

Além do mais, acho que ela aponta para um fator importante.

Um estudo[1] publicado recentemente sobre a evasão de estudantes em
filosofia nos EUA revela que um dos fatores que afastam estudantes, em
particular as do sexo feminino, é o, digamos, "clima masculino" que
domina a disciplina, especialmente o *esteriótipo masculino* do filósofo
(podemos acrescentar também o lógico) e o *culto ao gênio*.

Citando um trecho da mensagem do Morgan Thompson, um dos autores do
estudo:

"[...] it seems likely that the subtle ways in which philosophy
instructors, texts, or stereotypes about philosophers contribute to this
brilliance-based belief about success in philosophy partially explains
why women leave (or simply don’t enter) the field. It’s likely that both
the gendered stereotype of philosophy and brilliance-based beliefs about
it are "in the air" such that students are influenced by them even
before taking any college philosophy courses."

Ademais, creio que o culto ao gênio influencie um pouco o clima de
rivalidade, vaidade e egomania que se observa na disciplina.  Durante a
graduação, algumas colegas comentaram comigo que achavam o ambiente em
filosofia um tanto hostil.  Claro que falar em "clima masculino" e
sugerir que mulheres são naturalmente aversas à confrontação pode
reforçar ainda mais os esteriótipos[2].  Mas talvez o esteriótipo do
gênio infalível seja prejudicial a todos estudantes, não somente as do
sexo feminino.

Notas:
[1]
http://dailynous.com/2016/03/31/why-do-undergraduate-women-stop-studying-philosophy/