Prezada Valeria e lista,

Em primeiro lugar, devemos distinguir entre resultados técnicos-matemáticos
por uma parte, argumentos pragmatistas por outro (e.g.: "serve para tal
coisa", "é útil em tal sentido", etc.) e posições metafísicas (platonismo,
convencionalismo, etc.)
Os resultados técnicos são:
"se ZF é consistente, então (ZF + HC) é consistente"
"se ZF é consistente, então (ZF + não HC) é consistente"
"se ZF é consistente, então (ZF + V=L) é consistente"
"se ZF é consistente, então (ZF + V/=L) é consistente"
"se ZF é consistente, então (ZF + 2^ℵ = ℵ_1234) é consistente"
São resultados matemáticos finitistas que não podem ser questionados sem
questionar lógica básica e procedimentos mecânicos simples.

Argumentos pragmáticos são:
"Acrescentar V=L ou HC a ZF não produz novos enunciados aritméticos."
Seja "I' o enunciado "existe um cardinal inaccessível".
"ZFC é consistente, então ZFC+I produz novos enunciados aritméticos".

Posições platonistas são:
"ZFC é a verdadeira teoria de conjuntos porque os conjuntos são assim"
"ZFC + HC é a verdadeira teoria de conjuntos porque os conjuntos são assim"
"ZFC não HC é a verdadeira teoria de conjuntos porque os conjuntos são
assim"

Não tem incompatibilidade em dar uma prova de consistência relativa de um
enunciado P e pensar que platonisticamente que P é falso ou pragmaticamente
que P não serve para nada.

Carlos

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGJaJ%2B-_cn8_p2sv-dgw6y5N1n6NyR0FBZukW_97yjE8A%3DgWVg%40mail.gmail.com.

Responder a