Acho que nessa questão do aluno estar mal preparado da universidade tem pelo menos duas coisas que gostaria de destacar:
1- Por cota ou sem ela, o aluno vai passar igual pelo vestibular, ou seja, vai ter de atingir o mínimo de pontuação exigida pela universidade pra entrar, e essa pontuação é válida pra todos. Sendo assim, deveriamos estar criticando esta pontuação mínima, e não as cotas, pois nesse sentido aluno burro e rico entraria também. Ou só pobre/negro/indio/minoria não tem ensino de qualidade?
2- O próprio vestibular é, em grande parte, uma maneira questionável de selecionar uma pessoa pra entrar na faculdade. Peguem o exemplo do meu curso, Psicologia: as provas com maior peso pra ele são Português e, pasmem, Lingua Estrangeira. Sabem quantos textos que não sejam em português nós lemos? Quase nada, a maior parte em espanhol ou francês, e eu passei em inglês. E, com praticamente nenhuma exceção, todos os alunos tiveram de fundir a cuca pra estudar matemática e biologia pra entender as coisas de Estatística e Fisiologia. Colégio, cursinho, nada disso ajudou.
No mais, a discussão está de ótima qualidade!
Abraços,
Mateus
_______________________________________________
Metarec mailing list
[email protected]
http://www.colab.info/cgi-bin/mailman/listinfo/metarec

Responder a