Puxa Fontoura, isso é realmente uma boa mudança de princípios. Fico feliz em
saber que a mentalidade das instituições militares está começando a arejar,
mas isso não muda muito o panorama. Boas intenções na cúpula não significam
nada, quando não se tem uma estrutura organizada para resolver o problema.
Um departamento responsável pela imagem da força deveria ter prioridade
absoluta neste momento e isso inclui contratar pessoal especializado com um
projeto muito bem definido. É trabalho par muito tempo, demanda dinheiro e
tem de ser sempre reciclado, mas os resultados são: simpatia popular e
conseqüentemente, grana.
Veja um exemplo bobo, mas interessante: a Lista Naval não é um clubinho de
desocupados e garotos pre-púberes, tem muita gente ligada a imprensa, aos
serviços navais, tem empresário, estudantes de terceiro grau, engenheiros e
...tchan, tchan, tchan... gente ligada a marinha argentina - pelo menos (se
vocês analisarem os endereços de e-mail em "who naval list" vão entender).
Por que é que a Marinha não se empenhou em mandar umas simpáticas
informações, em linha direta, pros caras mais interessados e amistosos que
ela pode encontrar? Ela deve achar que tem mais o que fazer, certo? Bem, a
marinha argentina está pelo menos interessada em saber o que rola e isso
institucionalmente, porque o e-mail do nosso colega que nunca se pronunciou
termina em "ara.mil.ar". (Acho isso muito bacana, é um modo muito lisonjeiro
de querer saber o que se passa do lado de cá. Saudações colega desconhecido!
Pode participar que a gente não morde.)

---
DR