Vamos lá:

3*10^n+1=x^2
3*10^n=(x-1)(x+1)

1 - Se x-1 e x+1 forem ambos ímpares, seu produto é necessariamente 3.
Assim, n=0, uma falha óbvia - 3+1=4 não é da forma 30000...01.

2 - Para o outro caso, podemos rachar em muitos casos. Não vejo como ser
mais rápido que isso.

Acho que não tem como ter muito mais sorte que isso - no máximo, aplicando
algum fato obscuro sobre uma congruência obscura,

--
神が祝福

Torres