Em 27 de março de 2018 21:04, Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Steiner do triângulo.
>
> Exemplo simples: z^3 - 1. Os vértices do triângulo são as raízes cúbicas da
> unidade. A inelipse de Steiner é, de fato, o incírculo, cujo cetro é z = 0
> (raiz dupla da derivada).
>
> Acabou de me ocorrer que qualquer triângulo no plano pode ser levado, por
> uma transformação afim adequada, no triângulo cujos vértices são 1, w e w^2
> (w = exp(i*2*pi/3) ), e que transformações afins preservam tangência, pontos
> médios e elipses (das quais os círculos são um caso particular). Será que
> isso ajuda a provar o teorema de Marden?

E a parte das propriedades da inelipse? Isso fica meio que perdido,
afinal transformações afins não costumam respeitar nada além da
"figura exterior"; tanto que os focos da elipse "colapsam" no
incentro.

Mas a ideia parece salvável. E se jogássemos, mediante homotetias, as
raízes da derivada no eixo X, de modo a ter raízes bonitinhas - ou,
mais precisamente, forçar uma elipse de focos 1 e -1?