Em seg, 16 de jul de 2018 às 12:17, Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> resultado 6 e, assim, se observarmos uma sequência de 10 x 6, nossa suspeita
> será justificada.
>
> Mas podemos imaginar um jogo mais complexo e pouco ortodoxo, possivelmente
> com dados virtuais (ou seja, em computador), no qual a sequência
> (6,1,5,2,6,3,1,4,2,5) seja a mais desejável. Neste caso, se esta sequência
> sair em 10 lançamentos, a suspeita de dado viciado será justificável.
> O dado terá que ser virtual pois é difícil (mas não impossível) imaginar um
> dado físico "programado" para dar aquela sequência.

Nem tanto. É só fazer um dado oco, em que o "buraco" está mais próximo
de um número que de outro. Ou também lixar algumas arestas levemente,
de forma a deixar o dado imperceptivelmente irregular.

Agora, para gerar esse dado específico, isso depende de muito mais
ajuste fino do que eu posso imaginar. Mas a ideia é essa, hehe!